Morar bem

Plantas frutíferas em vasos: quais cultivar em apartamentos

plantas frutíferas em vaso

Foi-se o tempo em que para cultivar uma  planta frutífera  era preciso ter uma fazenda. Hoje, mesmo morando em apartamento, é possível ter o prazer de consumir uma fruta produzida por você.  As espécies mais comuns são a jabuticabeira, limoeiro e a pitangueira, que se adaptam bem a vasos. 

Mas para ter frutíferas em vaso e alocá-las na varanda ou terraço, são necessários certos cuidados. Por isso, daremos dicas de 8 variedades de plantas frutíferas para vasos. Prepare-se para colher fruta do pé.

1. Pitanga

Planta frutífera em vaso: pitanga

Ornamental, rústica e fácil de cultivar. A pitangueira é uma espécie de planta frutífera muito utilizada no paisagismo, principalmente para a arborização de terraços. O vaso deverá ser de tamanho generoso, pois a planta cresce até dois metros. 

A pitangueira gosta de banhos de sol constantes e necessita ser regada diariamente, para florescer e dar deliciosos frutos avermelhados. Saiba que você receberá visitas especiais: por ter um perfume doce, ela é adorada por passarinhos. 

2. Jabuticaba

Planta frutífera em vaso: jabuticaba

Quando plantada diretamente no solo, a jabuticabeira pode alcançar até os 10 metros. Porém, essa  planta frutíferaem vasos pode chegar até os dois metros. Assim como a pitangueira, precisa de um vaso grande, com profundidade média de 50cm. 

É uma frutífera ornamental que resiste bem às geadas. Apesar disso, a jabuticabeira gosta de sol e precisa de regas diárias, principalmente no verão, mantendo a terra sempre fresca. 

3. Limão

Planta frutífera em vaso: limão

Essa é uma das  frutíferas  mais fáceis de manter e cultivar, mas é preciso cuidado, pois há espinhos no caule. Para o plantio em vaso, é necessário que o recipiente tenha capacidade para até 100 litros. 

Como todas as  plantas frutíferas em vasos, também demanda regas e banhos de sol periódicos. Limoeiros gostam de água de uma a duas vezes por semana, mas sem o solo ficar encharcado. A floração começa dois anos após o plantio, seguida pela frutificação.

4. Amora

Planta frutífera em vaso: amora

Lambuzar os dedos com amora traz ares de infância, certo? Versátil e flexível, a amoreira é uma planta frutífera que se adapta a qualquer tipo de solo. 

Requer podas frequentes quando fica sob a sombra, pois seus galhos tendem a ir em busca da luz. É sensível em relação a umidade, por isso, a indicação é regá-la duas vezes por semana. 

5. Acerola

Planta frutífera em vaso: acerola

A aceroleira pode atingir cerca de 2 metros de altura. É capaz de florescer e frutificar sob diferentes condições climáticas, várias vezes ao ano

Seu plantio pode ser feito em qualquer estação, com exceção do inverno. Essa  árvore frutífera  requer bastante água e calor, por isso deve ficar em local bem iluminado e precisa de terra bem drenada. Dependendo das condições do plantio e do clima, você poderá colher os primeiros frutos a partir de oito meses. 

6. Laranja Kinkan

Planta frutífera em vaso: laranja kinkan ou kumquat

Essa espécie de planta frutífera rende laranjas um pouco menores, mas seu desenvolvimento é igual ao de qualquer outra laranjeira cultivada em casa.

Conhecida também como kumquat, é de origem chinesa e pode chegar a três metros de altura em vasos. A terra precisa ser bem drenada e, para isso, você pode adicionar cascalhos sob o solo para filtrar a água corretamente e preservar as raízes. A laranjeira kinkan também gosta de bastante luminosidade, sendo ideal colocá-la em espaços bem abertos. 

7. Morango

Planta frutífera em vaso: morango

Utilizado nas mais variadas receitas, o morango é um fruto muito consumido. O interessante dessa planta frutíferaem vaso  é que pode ser usada como forração com outra espécie, pois os frutos pendem para fora do recipiente. Uma sugestão é cultivá-la junto a jabuticabeira.

Para colher bons frutos, é preciso receber o sol da manhã ou da tarde e certificar de deixar a terra úmida, mas sem encharcar. 

8. Romã

Planta frutífera em vaso: romã

Repleta de simbolismos, a romã é uma fruta muito apreciada no oriente. Essa planta frutífera gosta de sol direto e constante, mas detesta solo encharcado. Seu plantio pode ser feito em qualquer época do ano no Brasil e necessita de uma boa adubação para desenvolver belos frutos. 

Para cultivar em vasos, procure pela versão “mini”, que cresce até dois metros de altura. 

Os cuidados com as plantas frutíferas em vasos

Qual o melhor vaso para as frutíferas?

Plantas frutíferas em vasos para apartamentos: quais os cuidados

Colocar a planta em um recipiente pequeno demais prejudica o seu desenvolvimento. Em geral, os vasos mais indicados para plantas frutíferas possuem altura e diâmetro de no mínimo 50cm.

Os modelos são variados: cerâmica, cimento e plástico estão entre as opções. Paisagistas recomendam o uso de recipientes com furos na base para o escoamento da água.

Antes de inserir a planta frutífera no vaso, é necessário realizar algumas etapas que ajudam na drenagem da água, na prevenção de pragas e doenças, além de evitar que a raiz da planta alcance o fundo do vaso. Esse processo inclui o uso de manta drenante, argila expandida e cascalhos.

A Carol Costa, do canal Minhas Plantas, explica esse truque no vídeo “As 3 camadas que protegem as plantas em vaso”.

Devo me preocupar com o peso das plantas frutíferas no apartamento?

Para dispor plantas frutíferas em apartamentos, é importante que a varanda tenha altura e espaço para comportá-las. O ideal é consultar um paisagista para auxiliar no projeto e calcular o peso do vaso, substrato e da espécie que deseja plantar. 

O residencial Áureo Portal da Colina, em Sorocaba, possui varandas gourmet generosas e que possibilitam a colocação de árvores frutíferas em vasos.

Qual será a sua frutífera para cultivar no seu apartamento?

É muito interessante saber que existem tantas espécies de plantas frutíferas possíveis de cultivar em vasos, certo? Para esclarecer mais alguma dúvida, indicamos que consulte um profissional da área de jardinagem ou paisagismo, assim sua escolha e cuidados serão mais assertivos e a colheita, garantida.  

Veja também:
Espaço Pet no condomínio é sinônimo de bem-estar e diversão
Espaço Pet no condomínio: lazer e bem-estar para o seu bichinho
instalação de placas fotovoltaicas
Energia Fotovoltaica em condomínio: entenda como funciona