Morar bem

Parques em Sorocaba: confira 8 incríveis opções

parques em sorocaba para conhecer

Algumas cidades interioranas costumam ter como característica uma conexão maior com o meio ambiente. Sorocaba, aliás, se destaca nessa área, sendo certificada pelo programa Município VerdeAzul 2020, que avalia a eficiência da gestão ambiental das cidades paulistas. Pensando nas alternativas de lazer ao ar livre e em contato com a natureza, preparamos uma lista de opções de parques em Sorocaba para você conhecer.

Atenção: Sorocaba está na fase verde do Plano São Paulo de retomada das atividades durante a pandemia. Os parques públicos do município reabriram dia 15/10, em horário reduzido e com limite de público.

Utilização de máscaras em todos os ambientes dos parques e distanciamento social são algumas das exigências para manter a segurança entre visitantes e funcionários. Além disso, serão disponibilizados totens de álcool em gel para higienização das mãos.

8 adoráveis parques em Sorocaba para visitar

1. Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”

Parques em Sorocaba: o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros é considerado símbolo da cidade e um dos mais completos da América Latina.
Foto: Fernando Abreu/Agência Sorocaba de Notícias

Considerado como símbolo da cidade de Sorocaba, o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros tem 52 anos de muita diversão para a família, educação ambiental e preservação de animais.

Elefante, arara-azul, lobo-guará e onça são só um pouco do que encontramos em um dos zoológicos mais completos da América Latina.  Esse ponto turístico da cidade se destaca, principalmente, pelo trabalho com espécies em risco de extinção e pela qualidade de seu corpo técnico.

Estima-se que, por ano, passam pelos portões do zoo 600 mil visitantes, além de mais de 90 mil estudantes da rede pública e privada de outras 80 cidades, dispostos a aprenderem mais sobre o meio ambiente.

A infraestrutura desse parque em Sorocaba também chama a atenção, com Biblioteca, Auditório, Museu de Zoologia e quiosques. Atualmente, está funcionando de terça a domingo, das 9h às 16h30, com limite de público de até 2 mil pessoas por dia.

Endereço: Rua Teodoro Kaisel, 883, Vila Hortência, Sorocaba (SP). Os ingressos custam R$4 para crianças de 6 a 11 anos e estudantes. Pessoas entre 12 e 59 anos pagam R$8. Crianças de até 5 anos não pagam.

Para conferir a tabela completa de preços, acesse o site oficial do zoológico.  

2. Parque Campolim

Parque Campolim está entre os parques de Sorocaba mais famosos. Localizado em bairro nobre, o Campolim.

Um dos parques em Sorocaba mais conhecidos pelos moradores e visitantes, principalmente por aqueles que gostam de caminhar, praticar yoga ao ar livre ou qualquer outro exercício.

Conhecido também como Parque “Carlos Alberto de Souza”, é um local muito utilizado para atividades educativas e culturais, além de apresentações artísticas.

Com ampla área verde, sua beleza encanta ainda mais com o lago completando o cenário. Possui extensa pista de caminhada, sendo muito frequentada logo no início da manhã e também ao final da tarde.

Está localizado no bairro nobre Campolim, onde concentram-se a maioria dos empreendimentos de alto padrão da CRB Construtora na cidade, como o Notting Hill, Tom Jobim e D.O.C Campolim.

Endereço: Avenida Antônio Carlos Cômitre, Campolim, Sorocaba (SP).  

conheça os empreendimentos da CRB Construtora

3. Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”

O Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas é inspirado no Jardim Botânico de Curitiba

O terceiro da nossa lista de “Parques em Sorocaba” chama a atenção não apenas pela beleza arquitetônica, mas também pela variedade de espécies no local.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” tem a principal missão de colaborar na conservação da biodiversidade. Possui 70 mil m² de muita natureza, lazer e aprendizado sobre o meio ambiente.

Seu projeto remete ao Jardim Botânico de Curitiba. O grande palacete de cristal abriga 4 jardins internos temáticos: Cerrado, Jardim Tropical, Ambientes Áridos e Jardim Oriental.

O Jardim Botânico ainda conta com orquidário, um roseiral com 27 variedades de rosas e um jardim sensorial de plantas medicinais. Para completar, há um mirante para contemplar a paisagem de Sorocaba, além de uma coleção de árvores brasileiras e de bambu.

Endereço: Rua Miguel Montoro Lozano, 340, Jardim Iguatemi, Sorocaba (SP). Funcionamento de terça a domingo, das 9h às 17h, com limite de capacidade de até mil pessoas por dia, devido a pandemia. Entrada gratuita.

4. Parque da Água Vermelha

Parques em Sorocaba: o Parque da Água Vermelha é ideal para realizar piqueniques
Foto: Zaqueu Proença

Um espaço ideal para se conectar com a natureza e realizar um piquenique. O Parque da Água Vermelha João Câncio Pereira tem cerca de 20 mil m² repletos de plantas, três lagos e árvores frutíferas que atraem diferentes animais que se alimentam na região.

Caracterizado como um “Parque para todos”, esse espaço passou por diversas intervenções para melhorar suas condições de acessibilidade.

A área é composta por biblioteca, aquários, mesas para piquenique, pista de caminhadas, ponte embelezando o cenário, jardim sensorial e playground. Devido a pandemia, o horário de funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 17h. Há limite de visitantes: mil pessoas por dia.

Endereço: Rua România, 150, Jardim Europa, Sorocaba (SP). Entrada gratuita.

5. Parque da Biquinha

O Parque da Biquinha tem natureza exuberante e é ótima opção entre os parques de Sorocaba
Foto: Agência Sorocaba de Notícias

Um local privilegiado por fazer parte de uma bacia hidrográfica. Por essa razão, seu cenário contempla nascentes e um lago que deixam tudo ainda mais interessante.

O Parque da Biquinha tem trilhas arborizadas e ecológicas, quiosques e espaço para realizar um piquenique com amigos. Também conta com playground para as crianças, mas que, atualmente, encontra-se interditado por conta das normas de prevenção ao coronavírus. Porém isso não impede de ter uma bela tarde conectada à natureza.

Sua localização é de fácil acesso, pois é próximo ao centro da cidade. Endereço: Avenida Comendador Pereira Inácio, 1112, Jardim Vergueiro, Sorocaba (SP). Horário de funcionamento é das 8h às 17h, de terça a domingo. Entrada gratuita.  

6. Parque do Paço Municipal

Parques em Sorocaba: o parque do Paço Municipal, onde está localizada a sede da Prefeitura da cidade, é espaço de recreação e lazer.
Foto: Prefeitura de Sorocaba

Em 6º lugar das nossas opções de parques em Sorocaba é o Parque do Paço Municipal, um dos mais bonitos pontos turísticos do município. É nele que está localizado o Palácio dos Tropeiros, sede da Prefeitura e que, desde 2007, teve seu entorno considerado como um lugar de lazer, recreação e cultura.

O espaço contempla a Biblioteca e o Teatro Municipal, além de ciclovia, a pista de caminhada “Odilon Araújo”, equipamentos de ginástica e playground. O Paço Municipal é muito frequentado também por famílias que desejam fazer piqueniques e interagir com os patos, marrecos e peixes do lago.

Endereço: Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3041, Alto da Boa Vista, Sorocaba (SP).

7. Parque Natural Chico Mendes

O Parque Chico Mendes é famoso pela sua beleza, extensa área verde e variedade de plantas
Foto: Prefeitura de Sorocaba

Com vegetação da Mata Atlântica, o Parque Natural Chico Mendes impressiona pela sua extensa e bela área verde com eucaliptos, pista de caminhada e trilhas na mata.

O espaço possui ainda quiosques com churrasqueiras e playground, porém, ainda não podem ser utilizados pelos visitantes devido à pandemia. Mesmo com essas limitações, é um ótimo local de lazer, para observar a natureza, respirar ar puro e curtir a família.

O parque também tem um viveiro de mudas, destinado para produção de espécies nativas, frutíferas e exóticas. De acordo com informações da Prefeitura, o munícipe pode retirar até 10 mudas, com todas as orientações necessárias para realizar o plantio de forma correta.

Endereço: Avenida 03 de março, 1025, Alto da Boa Vista, Sorocaba (SP). Horário de funcionamento: 8h às 17h, com limite de 2 mil pessoas por dia. Entrada gratuita.

8. Parque das Águas

Parque das Águas é uma das principais áreas de lazer de Sorocaba.
Foto: Prefeitura de Sorocaba

Quem escolher morar em Sorocaba com certeza irá conhecer o Parque “Maria Barbosa Silva”, também chamado de Parque das Águas. Isso porque é um dos principais locais para atrações artísticas, culturais e de lazer, inclusive de sessões de cinema drive-in.

Ciclovia, pista de skate, lago, playground e campo de futebol fazem parte da infraestrutura do parque, que possui uma área de 162 mil m². As crianças e adultos também podem observar diferentes animais que aparecem pelo local. Entre eles: garças, sabiá, pica-pau e galinha d’água.

Endereço: Rua Antônio Joaquim Santana, 714, Jardim Abaeté, Sorocaba (SP).

Veja também:
Espaço Pet no condomínio é sinônimo de bem-estar e diversão
Espaço Pet no condomínio: lazer e bem-estar para o seu bichinho
instalação de placas fotovoltaicas
Energia Fotovoltaica em condomínio: entenda como funciona