Cambuí Campinas Morar bem

6 motivos para morar no bairro Cambuí em Campinas

Morar no bairro Cambuí em Campinas

O bairro Cambuí em Campinas é considerado o coração da cidade e figura entre os locais mais desejados para viver entre os campineiros. Isso se deve a sua ampla e completa infraestrutura aliada ao charme interiorano, proporcionado por suas ruas de paralelepípedo. Mas se ainda está na dúvida sobre a região, vamos te ajudar contando 6 motivos para morar no bairro Cambuí. 

1. Oferece diversas opções gastronômicas

Um dos motivos mais atrativos para morar no bairro Cambuí são as variadas opções para aproveitar o melhor da gastronomia. É o lugar para um café, almoço rápido, jantares e aquela happy hour que não pode faltar depois de um dia atarefado.

Cafeterias no bairro Cambuí
A região é ponto de encontro quando o assunto é gastronomia

Um bom café para começar o dia é essencial, e o bairro tem opções tradicionais e especiais para isso. A Romana foi fundada em 1996 na cidade e desde então prepara variadas receitas de pães, bolos e bebidas em um ambiente aconchegante – que também possui cardápio para almoço, chá da tarde e happy hour. O Pão do Cambuí é outro local para iniciar as manhãs com o pé direito. No cardápio consta variados sucos naturais, sanduíches clássicos de padaria e bebidas quentes, além de pratos executivos para o almoço e pizzas para o jantar.

Fachada da Confeitaria Romana no bairro Cambuí
Tradicional no bairro, a Romana oferece opções para o café da amanhã até o happy hour

Para quem gosta de alta gastronomia, o Gallo Nero é opção famosa na Rua Maria Monteiro. O restaurante contemporâneo e intimista apresenta um menu fino italiano e uma robusta carta de vinhos com rótulos de diversos países. Anexo ao estabelecimento, há a loja de vinhos Cavesi, que vale a pena visitar antes de ir embora.

Com ambiente agradável, unindo o descolado e o elegante, o D’autore traz a gastronomia contemporânea na Rua Barros Leme. Seu menu contém os mais variados ingredientes, como peixes, carnes e frutos do mar. As opções vão de entradas a sobremesas, incluindo beliscos, pratos executivos e menu degustação.

Doces da Confeitaria Maria Antonieta no bairro Cambuí
Confeitaria Maria Antonieta é destaque na VEJA Comer & Beber

Para matar a vontade de doce, o Maria Antonieta é lugar de requinte. A fachada e decoração chamam a atenção pela delicadeza, também muito presente nos doces de diversos formatos e sabores. O estabelecimento oferece clássicos da cozinha francesa, receitas autorais, produtos gourmets, almoço e jantar. O chef e dono da confeitaria, Mateus Matana, foi premiado pela VEJA como o melhor confeiteiro com suas criações em 2019.

Agora, se você procura por algo especial para a happy hour, passe pela Dr. Emílio Ribas, conhecida como a rua dos bares no bairro Cambuí em Campinas. O Boteco São Bento é point da cidade. Com ambiente aberto e iluminação intimista, oferece pizzas, porções e massas. É bom chegar com antecedência para garantir mesa, pois o local costuma ser badalado à noite.

2. Tem ruas arborizadas

Outro motivo para morar na região é a agradável sensação das ruas arborizadas. Porém os benefícios não se restringem apenas à beleza. A arborização urbana valoriza os imóveis da região, por ser um aspecto muito atrativo para os moradores.

Pessoas caminhando em ruas arborizadas
As ruas arborizadas do bairro proporcionam alívio e bem-estar a qualquer hora do dia

Passeios com os familiares ou com o pet também se tornam mais confortáveis pela maior presença de árvores. Elas bloqueiam o sol direto, empecilho muito comum nas ruas brasileiras, e proporcionam maior conforto térmico.

E quanto ao ar seco que favorece o surgimento de problemas respiratórios? A arborização também contribui nesse quesito, pois a evaporação da água presente nas folhas ajuda a aumentar a umidade relativa do ar.

imagem aérea do bairro cambuí
Arborização urbana colabora na sensação térmica e na umidade relativa do ar

Outra singularidade do bairro é a origem de seu nome, que foi inspirado em pequenos arbustos chamados de cambuí, também conhecidos como camboí, cambuím e camboím. Seus frutos pequenos e comestíveis são utilizados na fabricação de geleias, sucos e doces.

Para encerrar este tópico, mais uma curiosidade: você sabia que o Cambuí foi inspiração para o Bairro do Limoeiro, onde a Turma da Mônica vivia? O empresário e cartunista Maurício de Sousa morou em Campinas por três anos e, apesar do tempo curto, foi o suficiente para se encantar pela cidade e fazer do antigo local o cenário das várias aventuras de seus famosos personagens.

3. Possui boas escolas para seus filhos

Do Ensino Infantil ao Pré-vestibular, existe uma gama de opções para quem vai morar no bairro Cambuí e precisa matricular os filhos na escola. Algumas, inclusive, estão no ranking das 100 melhores de Campinas no Enem 2019.

Escola infantil no bairro Cambuí
Do Ensino Infantil ao Pré-Vestibular, o Cambuí conta com excelentes escolas particulares

O Objetivo está entre as escolas do Cambuí e faz parte de uma rede de seis unidades da instituição presentes na cidade, que juntas atendem do Ensino Infantil ao Pré-vestibular. A poucos metros, encontra-se o Colégio Madre Cecília, escola tradicional criada em 1965 que atende alunos do Ensino Infantil ao Ensino Médio, incluindo período integral.

Outra escola, mas com foco apenas nos pequenos, é o Jardim Escola Pimpolho. Destaque para a estrutura do local de 1 mil m² e grade curricular com aulas de música, expressão corporal e programa bilíngue a partir dos 3 anos de idade.  

4. Tem hospitais e clínicas por perto

Morar no bairro Cambuí em Campinas significa ter a sua saúde em dia, quesito essencial para qualquer pessoa. No bairro você encontra a Santa Casa e Hospital Irmãos Penteado, complexo hospitalar com Pronto Atendimento, UTI, Centro Cirúrgico e CTQ – Centro de Tratamento de Queimaduras. A variedade de especialidades médicas disponíveis no hospital é outro ponto positivo.

Hospital e Clínicas no bairro Cambuí
Bairro oferece a tranquilidade de ter sempre um hospital, farmácia ou clínica por perto

Farmácias como Drogasil, Drogaria São Paulo e Droga Raia também são de fácil localização. Se precisar de clínicas especializadas, há uma boa variedade. Odontologia, dermatologia e cardiologia são algumas das especialidades que encontramos pelo bairro.

5. Morar no bairro Cambuí em Campinas é ter comodidade

Seja qual for a fase da sua vida, ter mobilidade é um item importante que, muitas vezes, é um fator decisivo no momento de escolher um novo local para morar. No Cambuí é possível concluir todas as tarefas e passeios com tranquilidade, pois como já elencamos nos tópicos anteriores, o bairro contempla dos mais variados serviços e comércios com fácil localização.

Se precisar resolver alguma pendência no banco, os moradores da região contarão com as principais agências do Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú e Itaú Personnalité, entre outras. Para as compras de mercado, existem algumas opções como o Minuto Pão de Açúcar na Rua Alecrins ou o Carrefour Bairro, na Av. José de Souza Campos. O bairro também conta com a Frutaria Cambuí e o Oba Hortifruti, ambas com ampla variedade de produtos.

São itens que proporcionam comodidade e ajudam a evitar um dos mais temidos problemas urbanos atualmente: o trânsito.

6. Oferece experiências culturais e esportivas

Um bom bairro para morar oferece opções de cultura, pontos turísticos e locais para a prática de esportes, e o bairro Cambuí também preenche esses requisitos.

Esporte e Cultura no Cambuí
Clubes, esporte, aulas de dança e eventos culturais são algumas das atividades disponíveis

O Centro de Convivência é um conjunto arquitetônico e ponto turístico criado, inicialmente, para a realização de espetáculos, palestras e simpósios. Atualmente, é comum ver os moradores utilizando o ambiente para caminhadas e momentos de descontração na tradicional Feira Hippie, realizada aos sábados com opções de artesanato, antiguidades, roupas e comidas.

Inaugurado em 1918, o Clube Campineiro de Regatas e Natação ocupa um terreno de 11.900 m² com diversas atividades desportivas e culturais. Na unidade do Cambuí, oferece desde academia para musculação a aulas de alemão, incluindo espaço com churrasqueiras, piscinas, lanchonete e restaurante.

Outro clube centenário disponível para os moradores é o Tênis Clube Campinas. Com ampla infraestrutura, é considerado um dos polos de cultura, esporte e lazer da cidade. Realiza eventos para todas as idades e ocasiões especiais, dispõe de quadras de tênis, piscinas e oferece aulas de dança e esportivas, tais como artes marciais, ginástica rítmica, tênis e jazz.

Apartamentos à venda no bairro Cambuí em Campinas

Com região valorizada e considerada nobre, os apartamentos à venda no bairro Cambuí desenvolvidos pela CRB Construtora privilegiam a localização, o design e um projeto arquitetônico que contemple as tendências do segmento e as principais necessidades dos futuros moradores.

O Origem Cambuí é nosso primeiro lançamento para quem deseja morar no bairro, na Rua Ferreira Penteado com a Rua São Pedro. Inspirado na arquitetura contemporânea, possui variedade e personalização dos apartamentos, que variam de 110 m² a duplex de 194 m², com até três suítes. Entregues com churrasqueira a gás, os apartamentos também contam com infraestrutura completa para instalação de ar-condicionado e para automação residencial. O empreendimento é projetado para garantir acessibilidade a todos, com corredores amplos, portas com vão mínimo de 80 cm e elevadores super size.

Perspectiva da fachada do Origem Cambuí na rua Ferreira Penteado
Fachada ilustrada do residencial Origem Cambuí

E em breve teremos um novo lançamento no bairro: o Figueira Cambuí, com apartamentos a partir de 172 m² a duplex de 288 m², ideal para a família toda ou simplesmente para quem gosta de ambientes espaçosos. Para receber informações exclusivas sobre os apartamentos e localização, acesse o site.

Veja também:
Lazer nas alturas: dos hotéis de luxo para o seu condomínio
5 motivos para você investir em um apartamento com lazer completo