Morar bem

É bom morar em Sorocaba? Conheça os diferenciais da cidade

Morar em Sorocaba

Morar em Sorocaba tem sido cada vez mais a escolha de quem deseja viver no interior paulista, mas sem perder as comodidades e qualidade de vida que uma cidade grande pode oferecer.

Além de apresentar altos índices de desenvolvimento e ser um local atrativo para o investimento de multinacionais, Sorocaba encanta pelo seu clima e opções de lazer. O custo de vida também é um fator decisivo, afinal, a cidade é quase 20% mais barata de se viver que São Paulo.

Se você considera morar em Sorocaba e está em busca de mais informações, contamos neste artigo as principais características da terra dos sorocabanos.

Importância econômica e localização privilegiada

Sorocaba faz parte da região metropolitana de Sorocaba, com importante papel econômico

Com mais de 670 mil habitantes, o Índice de Desenvolvimento Humano 2010 (IDHM) de Sorocaba alcançou a nota de 0,798. Tal número é considerado alto, e os aspectos que mais colaboram no índice do município são longevidade, renda e educação.

Sorocaba também faz parte da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), composta por 27 municípios. Juntos, representam 4,65% da população estadual, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2018. Economicamente, também tem papel expressivo: gerou 3,95% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista em 2016.

Morar em Sorocaba é ter acesso a importantes rodovias, entre elas, a Raposo Tavares
Rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba. Foto: Fernando Fox

Além disso, morar em Sorocaba permite ter fácil acesso a capital paulista, tornando possível conciliar a carreira ou estudos em São Paulo com uma vida no interior.

O município está a cerca de 100km da capital e tem disponível diversos ônibus fretados para aqueles que não sabem ou evitam dirigir todos os dias.

A localização de Sorocaba também é valorizada por haver quatro rodovias interligando a cidade a outras localidades. São elas: Castelo Branco, Raposo Tavares, José Ermírio de Moraes e Emerenciano Prestes de Barros.

Sorocaba abriga 4 melhores empresas do mundo

Morar em Sorocaba proporciona boas oportunidades em grandes empresas

Desde 2006, Reputation Institute avalia a credibilidade das marcas e corporações, publicando anualmente o Global RepTrak 100. O estudo revela quais as 100 empresas com melhor reputação corporativa no mundo.

Na edição de 2019, notamos que Sorocaba abriga 4 das empresas com melhor reputação do mundo. São as marcas: Toyota, Coca-Cola, Pirelli e Bosh. Isso demonstra a vocação da cidade para o desenvolvimento econômico e empregos de qualidade.

A presença de multinacionais na RMS chama a atenção tanto dos moradores quanto de empresários, que são atraídos a investir nos municípios. Em 2018, 12 multinacionais se instalaram na região, gerando 3.500 empregos diretos.

Rede de hospitais que são referência

Sorocaba tem hospitais referência na região e no Estado de São Paulo

Se você pretende morar em Sorocaba e se preocupa com a sua saúde e de sua família, fique tranquilo (a)! A cidade possui diversos hospitais e clínicas bem equipadas para te atender.

De acordo com matéria publicada no G1, o Hospital Dr. Miguel Soeiro, da Unimed, é o primeiro hospital do interior do Estado a conseguir o selo JCI, o mais respeitado do mundo. Isso significa que a unidade hospitalar é referência em qualidade e segurança proporcionada aos pacientes.

Quem morar em Sorocaba também terá à disposição o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), o maior centro de oftalmologia da América Latina e a que mais realiza transplante e captação de córneas no Brasil.

A instituição impressiona por seus números. A equipe de mais de 200 médicos realiza mais de 30 mil atendimentos por mês, sendo 70% por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Índices de criminalidade estão em queda na cidade

Sorocaba apresenta redução nos índices de criminalidade

O quesito segurança é de extrema importância ao escolher um bom local para viver. E Sorocaba tem apresentado resultados positivos em relação a isso. Em 2019, por exemplo, os índices de criminalidade diminuíram em 16,5% com relação ao ano anterior.

O Programa Vizinhança Solidária também apresenta resultados expressivos. O projeto da Polícia Militar chegou no município em 2014, mas só existe com o apoio dos moradores, que participam de reuniões e recebem orientações de segurança. Atualmente, está em diversos bairros e já reduziu os índices de criminalidade em torno de 60 a 90%, dependendo da região.

Educação de qualidade do Ensino Infantil ao Pré-vestibular

Seja para filhos pequenos ou adolescentes, ao morar em Sorocaba você terá ótimas opções à sua disposição. O Jardim Portal da Colina, um dos melhores bairros para viver na cidade, é reduto dos principais colégios do município. Conheça alguns:

Objetivo

Atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, mas as outras unidades também dão aulas para Berçário, Ensino Médio e Pré-vestibular.

Morar em Sorocaba permite diversas opções de colégios para os filhos
Colégio Objetivo no Jardim Portal da Colina. Foto: Divulgação

Em Sorocaba há 3 unidades do Colégio Objetivo, sendo que uma está no Jardim Portal da Colina. Possui uma área de 20 mil m², onde estão distribuídas bibliotecas, quadras poliesportivas, ginásio e bibliotecas.

Anglo

A instituição também oferece ensino bilíngue e aulas em período integral, sem contar os diferentes projetos educacionais desenvolvidos com os alunos.

Morar em Sorocaba oferece diversas opções de colégios para os filhos
Colégio Anglo Sorocaba, destaque em aprovações no vestibular. Foto: Divulgação

Destaque em aprovações nos vestibulares, o Anglo dá aulas desde o Ensino Infantil ao cursinho de Pré-vestibular. Sua estrutura comporta uma Arena Esportiva, prédio com salas de ginástica e de atividade psicomotoras. Além disso, conta com vestiários e refeitórios.

Uirapuru

Outro colégio de destaque na região, o Uirapuru conta com ampla infraestrutura para atender crianças desde a fase do Berçário ao Ensino Médio. A instituição oferece aulas em tempo integral e diferentes cursos livres, que contemplam desde ensino de inglês a robótica e prototipagem.

Colégio Uirapuru é opção de escola particular para quem mora em Sorocaba
Colégio Uirapuru dá aulas do Berçário até o Ensino Médio. Foto: Google Maps

Escolhendo a profissão: faculdades e universidades em Sorocaba

Sorocaba é um polo universitário na região, atraindo pessoas de outras cidades para estudar no município, que oferece excelentes instituições públicas, como UFSCar, Unesp e Fatec, além de instituições particulares.Veja algumas opções:

Uniso

A Universidade de Sorocaba (Uniso) é uma universidade comunitária que oferece mais de 60 cursos de graduação, além de cursos de extensão e de pós-graduação.

Universidade de Sorocaba é referência da região metropolitana
Campus Cidade Universitária, da Universidade de Sorocaba. Foto: Uniso/José Neto

Estima-se que seus alunos venham de 70 cidades localizadas ao redor de Sorocaba. Atualmente, possui três campus e recebeu nota máxima do MEC em 2019, classificando-a como uma instituição de qualidade.

Facens

Com 14 cursos de graduação que abrangem o universo da engenharia, a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS) tem seu nível de ensino muito bem reconhecido pelo mercado de trabalho.

Faculdade Facens é uma das opções de instituição de ensino de quem decide morar e estudar em Sorocaba
Laboratório da Facens, faculdade de engenharia em Sorocaba. Foto: Divulgação

Segundo site do próprio centro universitário, nos últimos 12 anos a FACENS apresentou um alto percentual de empregabilidade de seus formandos: uma média de 90%. A instituição também oferece cursos de extensão, EaD e de pós-graduação.

Esamc

A Esamc é uma faculdade focada na área de negócios, comunicação, engenharia e direito. Além dos cursos de graduação, também oferece MBA.

Faculdade Esamc, localizada no centro de Sorocaba.
Faculdade Esamc tem fácil localização no centro da cidade. Foto: Divulgação

Seu campus conta com ampla infraestrutura. Possui laboratórios de informática e de engenharia, biblioteca, estúdios e ateliê de moda.

Lazer ao ar livre em parques e praças de Sorocaba

Morar em Sorocaba permite que você tenha maior contato com a natureza. Isso porque a cidade conta com 23 parques. Selecionamos 3 dos principais para te contar o que oferecem.

Parque Campolim

O Parque Carlos Alberto de Souza é um dos locais de lazer mais procurados em Sorocaba. Também conhecido como Parque Campolim, oferece pistas de caminhada, equipamentos de ginástica ao ar livre e uma paisagem com muito verde.

Parque Campolim, em Sorocaba, é um dos mais famosos e queridos da cidade
Parque Campolim, um dos mais famosos da região sul de Sorocaba.

No dia a dia, é muito comum ver grupos realizando exercícios físicos, seja de alto ou baixo impacto, como corrida ou yoga. O local também conta com um lago, transformando-se no cenário perfeito para passear com a família, amigos e participar de atividades culturais. O parque está localizado no Campolim, um dos bairros nobres mais relevantes de Sorocaba.

Parque das Águas

Assim como o Parque Campolim, também oferece diversas atrações e é um espaço de lazer e atividades físicas com excelente infraestrutura.

Parque das Águas faz parte da rotina de quem decide morar em Sorocaba
Parque das Águas é cenário de diversas atrações para os moradores. Foto: Fernando Fox

O Parque “Maria Barbosa Silva”, também conhecido como Parque das Águas, possui um dos maiores palcos ao ar livre da cidade. Sua área conta com ciclovia, lago, pista de caminhada e de skate, playground, entre outras atrações.

Alguns dos principais eventos da cidade são realizados nele, como a Festa Junina, Carnaval e shows ao vivo. Se você morar em Sorocaba, com certeza frequentará esse espaço aos finais de semana, seja para relaxar ou colocar a saúde em dia.

Parque Kasato Maru

Inaugurado em 2018, o Kasato Maru é um parque aberto na cidade, criado em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil. Sua arquitetura temática, com portal Torii, ponte Taiko Bash e espelho d’água remetem ao oriente asiático. 

Parque Kasato Maru é opção de lazer para quem morar em Sorocaba
Parque Kasato Maru encanta pelo seus detalhes orientais.

O local conta com pista de caminhada e é cenário de uma importante atividade cultural para a cidade: a “Festa da Colônia Japonesa de Sorocaba”. O evento, realizado em julho, homenageia e representa a cultura oriental através da culinária típica, danças, artes marciais e da música.

Diversas opções de compras e entretenimento

Shopping Iguatemi Esplanada é opção de lazer para quem vive em Sorocaba
Shopping Iguatemi Esplanada é referência na região. Foto: Divulgação

Morar em Sorocaba também te dá ótimas opções de shoppings para fazer compras ou ir ao cinema, sendo que alguns são referência na região.

O Iguatemi Esplanada é o principal da cidade por suas lojas de grandes marcas e salas de cinema Cinépolis. Também é nele que estão alguns restaurantes famosos da cidade, como o Outback, Madero e Floresta Negra.

Outro ponto de lazer para quem mora em Sorocaba é o Pátio Cianê Shopping. Localizado no centro, tem lojas diversificadas, variedade de opções de restaurantes e salas de cinema. O shopping frequentemente realiza eventos gastronômicos e culturais.

Gastronomia para todos os gostos

Morar em Sorocaba é ter disponível diversos restaurantes e bares

Quem escolhe morar em Sorocaba sabe que terá variedade gastronômica. A Vila Independência, por exemplo, é um bairro onde concentram-se alguns dos mais badalados bares, restaurantes e hamburguerias da cidade.

Podemos citar o Kós Fresh Greek, restaurante e bar especializado na culinária mediterrânea. O ambiente chama a atenção pelo clima charmoso e leve, enquanto as opções do cardápio agradam a todos (até quem não é muito fã de frutos do mar).

O Botequim da Francisca é um dos mais movimentados do bairro. Entre suas porções do cardápio, há o famoso pastel de gorgonzola com pera. O ambiente é aconchegante e descontraído. No entanto, aos finais de semana e feriados, é melhor chegar cedo, pois o local costuma ficar lotado e não faz reservas nessas datas.

Padaria Real unidade bairro Boa Vista, em Sorocaba.
Padaria Real é famosa por suas coxinhas e doces. Foto: Beto Madureira

E claro que vamos falar de quem faz a coxinha mais famosa da região! Com 4 lojas e 2 restaurantes, a Padaria Real acompanha seus clientes do café da manhã até o jantar, com suas deliciosas pizzas. O estabelecimento também é conhecido por sua variedade de produtos próprios, como pães, bolos e doces. Quem vem morar em Sorocaba ou apenas fazer uma visita, precisa conhecer a Padaria Real.

Mais benefícios ao morar em Sorocaba

Sorocaba é destaque no saneamento básico

Morar em Sorocaba é viver em uma cidade referência em saneamento básico

Você sabia que Sorocaba é uma das melhores cidades com saneamento básico no Brasil? Sim, este item de extrema importância para uma boa qualidade de vida destaca a terra dos sorocabanos no cenário nacional.

Sorocaba se classificou entre as 30 cidades de grande porte rumo à universalização do saneamento, isso porque conseguiu altas pontuações no Ranking ABES da Universalização do Saneamento, apresentado em 2019.

O estudo avalia o percentual das pessoas nas cidades brasileiras com acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto e de resíduos sólidos. Também verifica o quanto de esgoto recebe tratamento e se os resíduos têm destinação correta.

Sorocaba está entre as 15 melhores cidades para empreender

Morar em Sorocaba dá a oportunidade de realizar bons negócios

Morar em Sorocaba é sinônimo de realizar bons negócios. É isto que mostra o Índice de Cidades Empreendedoras 2017 (ICE), realizado pela Endeavor Brasil. O município ficou com a 12ª posição do ranking, se destacando principalmente pela sua alta infraestrutura e excelente desenvolvimento de mercado.

O estudo avaliou 32 cidades brasileiras de 22 estados. Os critérios analisados para a formação do ranking consistiam em: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Além disso, morar em Sorocaba significa estar entre os 30 municípios mais conectados e inteligentes do país. A conclusão é do Ranking Connected Smart Cities, que mapeia as cidades com grande potencial de desenvolvimento no Brasil.

No total, são analisados 70 indicadores, entre eles: meio ambiente, urbanismo, mobilidade e acessibilidade, educação e saúde.

A 6ª melhor cidade do Brasil em gestão pública

Prefeitura municipal de Sorocaba. A cidade é referência em gestão pública.
Prefeitura Municipal de Sorocaba.

Segundo levantamento Desafios da Gestão Municipal 2020 (IDGM) feito pela consultoria Macroplan, Sorocaba é o 6º melhor município em gestão pública entre as 100 maiores cidades do país (acima de 273 mil habitantes). O estudo analisa um total de 15 indicadores em 4 áreas: educação, saúde, segurança, saneamento e sustentabilidade.

Sorocaba subiu duas posições com relação ao levantamento anterior, com nota 0,723, superando grandes cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. O IDGM varia de 0 a 1, quanto mais próximo da nota máxima, melhor o desempenho do município analisado.

Você gostaria de morar em Sorocaba?

Sabemos que alguns fatores são importantes na hora de escolher um lugar para morar: localização, segurança e saúde são alguns deles. Como você pôde conferir neste artigo, Sorocaba vem apresentando todas essas características de maneira satisfatória, além do menor custo de vida que uma cidade interiorana pode proporcionar.

E se você já começou a procurar por imóveis em condomínios fechados em Sorocaba, separamos algumas opções de apartamentos que permitem aproveitar o melhor da cidade. Confira:

Apartamentos para morar em Sorocaba

Áureo Portal da Colina

Os apartamentos de 172m² a Duplex de 256m² do Áureo Portal da Colina trazem a essência de viver em uma casa. Inspirado na marcante arquitetura oriental asiática, o residencial valoriza os espaços amplos, a iluminação natural e tecnologias inovadoras que trazem mais comodidade e segurança aos moradores. 

O empreendimento será construído no Jardim Portal da Colina, o bairro mais valorizado de Sorocaba, unindo dinamismo urbano e a tranquilidade inestimável de um bairro residencial.

Fachada ilustrativa Áureo Portal da Colina
Fachada ilustrativa Áureo Portal da Colina.

Notting Hill

Se você gosta de praticidade, conforto e exclusividade, os apartamentos Studio de 37m² do Notting Hill são ótimas escolhas. Localizado na zona sul da cidade, no bairro Campolim, o residencial se encaixa em diferentes perfis: jovens solteiros, estudantes, empresários, casais e até investidores.

Um dos seus principais diferenciais é o seu lazer nas alturas com academia completa, salão de jogos e festas, além do jardim com uma vista panorâmica incrível de Sorocaba.

Fachada noturna ilustrativa Notting Hill
Fachada ilustrativa Notting Hill.
Veja também:
5 motivos para você investir em um apartamento com lazer completo
carro elétrico sendo recarregado
5 tendências de tecnologia em condomínios