Morar bem

Espaço Pet no condomínio: lazer e bem-estar para o seu bichinho

Espaço Pet no condomínio é sinônimo de bem-estar e diversão

Quem tem animal de estimação em apartamento sabe: cuidar do pet envolve algumas responsabilidades como a vacinação, levar ao pet shop para banho e tosa, cuidar da higiene diariamente e brincar. Neste último item, às vezes, encontra-se certa dificuldade para arrumar tempo. É aí que aparece o Espaço Pet no condomínio (ou Pet Place), local projetado para o animal de estimação ter seu momento de diversão.

O mercado imobiliário tem começado a olhar com mais atenção para isso, fazendo com que o Espaço Pet passe a ser um requisito cada vez mais presente entre as áreas de lazer nos residenciais verticais.

Com a quantidade de animais de estimação no Brasil, isso não poderia ser diferente. Estima-se que existem 139,3 milhões deles em todo o território nacional, segundo dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e atualizados pelo Instituto Pet Brasil.  

Animais de estimação no Brasil são considerados membros da família. Espaço Pet ajuda nos cuidados da saúde.

Sudeste é onde tem a maior concentração de pets, com 47,4%. Em segundo, está Nordeste (21,4%), seguido do Sul (17,6%), Centro-Oeste (7,2%) e Norte (6,3%). De acordo com o estudo, a diferença entre as regiões ocorre pela maior ou menor densidade nos estados.

Além disso, os pets são considerados membros da família por 61% dos donos de animais, diz pesquisa do Serviço de Proteção de Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Tais dados apenas reforçam: o Espaço Pet no condomínio é indispensável atualmente. Mas, falando detalhadamente, quais seriam os benefícios dessa área exclusiva em um residencial?  É o que vamos falar a seguir:

Benefícios do Espaço Pet no condomínio

Oferece praticidade a todos

Espaço Pet no condomínio traz praticidade e comodidade a todos

Com uma rotina agitada e repleta de compromissos, procuramos cada vez mais otimizar nosso tempo. O Espaço Pet no condomínio já facilita bastante neste quesito, pois estará disponível sempre que precisar para que o dono possa brincar e passear com seu animal de estimação.

E o melhor: está a poucos metros do apartamento. Uma ótima maneira de aproveitar mais o animalzinho e ainda deixá-lo feliz com o tempo de diversão em um ambiente planejado especialmente para ele.

O Espaço Pet colabora no adestramento dos animais

Perspectiva Espaço Pet do residencial Áureo Portal da Colina, em Sorocaba
Perspectiva Espaço Pet do residencial Áureo Portal da Colina, em Sorocaba

Para quem está fazendo adestramento do animal de estimação, o Espaço Pet no condomínio pode ser um bom ambiente para isso. É comum haver rampa, túnel e arcos para treinar gatos e cachorros de maneira dinâmica, colaborando no processo.

As vantagens de ensinar comandos aos pets são diversos, mas a principal é a melhora na comunicação entre eles e seus donos, gerando uma melhora no comportamento, inclusive para a hora do passeio.

Traz mais segurança aos pets e seus donos

Espaço Pet no condomínio proporciona mais segurança no passeio com os pets

O Espaço Pet no condomínio, além de proporcionar comodidade por não precisar sair de casa para a realização de atividades, é capaz de trazer mais segurança para o animalzinho.

Caminhar pela rua com um cão ou gato pode acarretar alguns problemas, como a guia soltar ou se assustar com algum barulho e fugir. Se bem planejado e equipado, o Espaço Pet possui em sua estrutura cercas que evitam que o pet fuja.

Outro ponto positivo é a grama no local, pois traz mais conforto aos animais, uma vez que caminhar no asfalto em dias quentes pode ser um perigo para as patinhas.

Promove convívio entre os moradores do condomínio

Espaço Pet no condomínio melhora o convívio entre os moradores

Histórias de vizinhos incomodados com animais de estimação são comuns quando se vive em apartamentos.

O Espaço Pet no condomínio passa, então, a ser um ambiente de melhora de convívio entre os moradores. Você pode apresentar seu pet a todos e, assim, diante de algum problema, tudo poderá ser resolvido de maneira amigável.

Essa área de lazer também é ideal para aumentar sua rede de amizades e compartilhar dicas, experiências e cuidados para melhor qualidade de vida dos animais.

Ajuda no bem-estar dos animais de estimação

Espaço pet no condomínio ajuda no bem-estar dos animais de estimação

Por mais que o apartamento seja espaçoso, para o pet, viver em um apartamento pode ser um pouco limitante.

Ficar o dia todo trancado no imóvel causa sérios problemas de saúde: estresse, obesidade, depressão e má circulação são algumas das consequências pela falta de atividade física.

Por isso, o Espaço Pet no condomínio é visto como um ambiente muito bem-vindo para moradores, por possuir equipamentos que colaboram na prática de exercícios. Dessa maneira, incentiva o animal de estimação a gastar suas energias de maneira saudável de divertida.

Qual o seu animal de estimação preferido?

Após analisar todas os benefícios de um Espaço Pet no condomínio, fica fácil entender a sua importância para os animais. Mas e você, já tem um pet ou pretende ter um?

Os cachorros são os que mais estão presentes nos lares brasileiros, segundo o Censo Pet.  São 54,2 milhões deles espalhados pelo Brasil. Em segundo lugar, estão os passarinhos, com total de 39,8 milhões.

Espaço pet oferece diversão e conforto aos animais de estimação

Os gatos vêm em terceiro lugar, totalizando 23,9 milhões. Por fim, os grupos de peixes e de répteis e pequenos mamíferos ocupam os dois últimos lugares, com 19,1 milhões e 2,3 milhões, respectivamente.

Independente de qual seja o seu preferido, é sempre bom saber que há empreendimentos preparados para receber bem os animais de estimação.

Em Sorocaba, o Áureo Portal da Colina é um exemplo de residencial com Espaço Pet no condomínio. Conta com gramado, brinquedos e proteção adequada para os bichinhos. Com localização no bairro Jardim Portal da Colina, une tradição e inovação para trazer a essência do viver em equilíbrio.

Atualmente, está em fase de lançamento com apartamento decorado de 142m² aberto à visitação, na Av. Antônio Carlos Comitre, 605, no Parque Campolim.

Fachada ilustrativa Áureo Portal da Colina
Fachada ilustrativa Áureo Portal da Colina
Veja também:
Como é morar em Campinas, a maior cidade do interior paulista
Como é morar em Campinas, a maior cidade do interior de SP?
plantas frutíferas em vaso
Plantas frutíferas em vasos: quais cultivar em apartamentos