Energia Fotovoltaica em condomínio: entenda como funciona
A energia solar vem se expandindo no Brasil, país com grande potencial para o desenvolvimento e uso dessa tecnologia sustentável. Atualmente, as mais usadas em imóveis são a Energia Solar Térmica e a Energia Solar Fotovoltaica, sendo esta última a que mais tem ganhado destaque em território brasileiro, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
O sistema fotovoltaico é composto por painéis que transformam a luz solar em eletricidade limpa e renovável, gerando economia. Em empreendimentos residenciais, além dos benefícios com relação ao meio ambiente e financeiro, promove a valorização do imóvel.
Como funciona a Energia Fotovoltaica?
Nós explicamos em 4 passos simples:
- Durante o dia, os painéis fotovoltaicos coletam a luz para transformá-la em energia elétrica. O período de maior produção é ao meio-dia, pois é quando as placas recebem mais radiação.
- Ao coletar a energia, ela ainda não está preparada para ser usada. Antes é enviada para o Inversor, que irá adequar a corrente elétrica para a utilizada em imóveis.
- Depois da transformação da corrente, todos os sistemas e componentes elétricos do local são abastecidos com a energia fotovoltaica.
- Às vezes, a geração de energia é superior a consumida. Nesses casos, ela é injetada na rede de distribuição elétrica e convertida em créditos energéticos.

O que são créditos energéticos?
O Sistema de Compensação de Energia criado em 2012 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), permite “emprestar” o excedente produzido pelas placas fotovoltaicas para a distribuidora, que deve ressarcir o consumidor por meio dos créditos energéticos.
Os créditos têm validade de 5 anos e são usados quando tem baixa ou nenhuma geração da Energia Fotovoltaica. Consequentemente, eles são abatidos da conta de luz e podem gerar uma economia de até 90%.
Energia Fotovoltaica em condomínio
Quando se trata de Energia Fotovoltaica em um condomínio vertical, a instalação e uso desse tipo de sistema e seus créditos energéticos costumam ser diferentes.

Ao contrário de uma residência que pode ter seu próprio coletor de raios solares, em prédios instala-se um grande sistema para utilização principalmente nas áreas comuns do condomínio, como portaria, garagens e ambientes de lazer. Sendo assim, a economia gerada afeta a taxa de condomínio, e não a conta de energia individual de cada morador.
Dependendo da viabilidade do projeto, também há a possibilidade da instalação de placas fotovoltaicas para abastecer tanto as áreas comuns como cada unidade de apartamento.
Há Energia Fotovoltaica em dias nublados?

O céu não precisa estar limpo durante o dia para a geração da Energia Fotovoltaica, porém, nessas situações a produção é em intensidade menor. Como os painéis ficam conectados à rede distribuidora, eles asseguram o fornecimento de eletricidade mesmo quando a produção é inferior ao consumo ou em períodos em que não há geração dessa energia sustentável: durante a chuva e à noite.
A Energia Fotovoltaica é igual a Energia Solar Térmica?
Como o termo fotovoltaico não é muito difundido, é comum haver essa dúvida. No entanto, os sistemas possuem objetivos diferentes. Também conhecida como Aquecimento Solar, a Energia Solar Térmica é um sistema mais simples, utilizado para aquecer a água e climatizar ambientes.
Na Energia Solar Térmica, os painéis têm a função de transferir o calor da radiação para a água, que fica armazenada em um reservatório até ser aproveitada em chuveiros, piscinas e aquecedores de ambientes. É diferente do sistema fotovoltaico, que coleta os raios solares para transformá-los em energia elétrica, expandindo seu uso para todo o imóvel ou áreas comuns do condomínio.
Empreendimentos com Energia Fotovoltaica
O mercado imobiliário de alto padrão tem implementado em seus projetos inovações que agreguem valor ao imóvel, atendendo às exigências de moradores cada vez mais preocupados com a sustentabilidade e adeptos à novas tecnologias.

O Áureo Portal da Colina, em Sorocaba, é um dos nossos empreendimentos com Energia Fotovoltaica para utilização nas áreas comuns. O projeto também inclui o sistema de reuso de águas pluviais, outro item que colabora no menor impacto ao meio ambiente.

O Origem Cambuí também possui Energia Fotovoltaica para uso nas áreas comuns, em Campinas. Alguns outros diferenciais são: ponto de recarga de automóveis elétricos, ambientes preparados para projetos de acessibilidade e infraestrutura para instalação de automação residencial.