Morar bem

Automação residencial em apartamentos: um novo jeito de morar

Automação residencial para apartamentos

Com um comando de voz, as cortinas se abrem. Ao chegar em casa, as luzes se acendem e regulam sozinhas a intensidade. Qual o horário da reunião com o cliente amanhã? Sua assistente de voz irá relembrar de todos os compromissos da semana.

Qualquer semelhança com a casa do Homem de Ferro ou d’Os Jetsons não é mera coincidência. A automação residencial em apartamentos e em casas é uma tendência mundial, conquistou o interesse de grandes empresas, como Amazon, Samsung, Apple e Google, e já é uma realidade. Mas por onde começar e como isso pode mudar a sua vida?

Automação residencial em apartamentos: o que é?

Também conhecida como domótica, casa conectada ou casa inteligente, a automação residencial é a integração de diversos sistemas existentes no lar, permitindo o controle do imóvel e de seus aparelhos eletrônicos de qualquer lugar. É considerada uma nova experiência em moradia que vai muito além do luxo. É uma maneira de ter mais comodidade, segurança, economia, sustentabilidade e até acessibilidade.

Esse mercado já movimenta bilhões ao longo dos anos e estima-se que cada casa poderá ter mais de 500 dispositivos conectados até 2022. No Brasil, 300 mil casas brasileiras têm algum tipo de automação. Porém, neste ano de 2020 o número pode aumentar para cerca de 2 milhões, de acordo com a Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial).

O que pode ser automatizado no apartamento?

Resumindo, tudo que é acionado por algum comando eletrônico pode ser automatizado. Mas vamos elencar algumas das possibilidades para a automação residencial em apartamentos:

Iluminação

Automação residencial em apartamentos permite automação de lâmpadas

A automação da iluminação permite criar cenários mais intimistas, relaxantes ou alegres, além de valorizar a decoração de todos os ambientes do apartamento. Por exemplo, você pode ajustar uma iluminação especial para um jantar ou quando for assistir um filme.

Esse recurso também permite acender ou apagar as luzes de acordo com a necessidade e em horários pré-programados, inclusive à distância, contribuindo para a economia de energia.

Controle de cortinas e persianas

Como forma de aproveitar a luz natural e evitar o uso desnecessário das lâmpadas, é possível programar a abertura e fechamento de cortinas e persianas. Clicando apenas um botão, você também pode adequar o ambiente para momentos de relaxamento, leitura ou de descanso: quando você desliga tudo para dormir e recarregar as energias.

Controle de temperatura

Automação residencial em apartamentos para controle de ar-condicionado

Mais uma automação que contribui na economia de energia e oferece conforto. Para espaços com ar-condicionado ou aquecedores, o sistema proporciona o comando desses aparelhos através dos smartphones ou outro dispositivo.

Tal facilidade garante que os aparelhos estejam desligados durante uma viagem ou que sejam ligados antes mesmo de chegar em casa, climatizando o ambiente na temperatura certa.

Som ambiente

Lembra quando falamos sobre automatizar a luz e cortinas para criar cenários? O som ambiente também entra no pacote. Imagine programar para que sua sala se transforme em um cinema. Ou controlar o volume em cada ambiente para se adequar ao momento, seja de conversa entre amigos ou uma festa.

Sistema de segurança

 Automação residencial em apartamentos para controle de portas

Ter maior controle e sensação de segurança é um dos principais benefícios e possibilidades da automação residencial em apartamentos. Sensores de presença em portas e janelas podem detectar movimentações suspeitas. As câmeras internas também possibilitam a monitoração à distância e na supervisão de bebês, idosos, pets ou portadores de necessidades especiais.

Controle no uso da água

Hoje em dia, utilizar a água de forma consciente e evitar desperdícios é fundamental. Para auxiliar nisso, os detectores de vazamento integrados ao sistema de automação residencial em apartamentos entram em ação. Essa integração evita prejuízos financeiros ao te acionar perante qualquer vazamento de água antes que vire um enorme problema.

E isso não é tudo!

Assistente virtual auxilia na automação residencial em apartamentos

Com o desenvolvimento e lançamento de eletrodomésticos mais inteligentes e conectados entre si, as possibilidades são infinitas na casa conectada. É possível, por exemplo, acionar máquinas de lavar roupa ou cafeteiras através do smartphone. A geladeira poderá informar quando alguns itens estiverem acabando e fornecer uma lista de produtos para as compras.

O uso da assistente de voz também entra na lista e tem apresentado crescimento na America Latina. Segundo pesquisa da iProspect, a quantidade de buscas por voz feitas pelos latino-americanos via aparelho móvel é 46% maior que a média mundial.

 Assistente de voz Google Home

Se tratando do uso de assistente de voz doméstico (Google Home e a Alexa, por exemplo) apenas 27% possuem um, mas 70% desejam adquirir o aparelho. O estudo contou com quatro mil pessoas do Brasil, México, Colômbia, Argentina e Chile.

Etapas para ter automação residencial em apartamentos

A situação do imóvel – se ainda está na planta, em construção ou reforma, influenciará nas possibilidades de automação. Porém as etapas para você ter uma casa inteligente basicamente são:

  1. Defina se deseja automatizar todos os ambientes ou apenas alguns;
  2. Se ainda está na dúvida sobre as possibilidades da automação, visite o showroom das empresas que oferecem este serviço;
  3. Solicite o projeto e orçamento de acordo com o nível de automação desejado. As empresas podem oferecer pacotes completos ou adaptar de acordo com a necessidade do cliente;
  4. Fique atento se o projeto apresentado inclui toda a infraestrutura necessária para a instalação e programação dos controles e dispositivos;
  5. Não tente fazer a automação ou adquirir equipamentos por conta própria, pois o barato pode sair caro. A indicação é sempre consultar um especialista de automação residencial, responsável desde a elaboração do projeto, passando pela instalação e concluindo com a programação dos dispositivos.

Se você não sabe onde encontrar um especialista, a Aureside mantém em seu site uma lista de profissionais certificados no segmento. Consultar amigos e familiares que utilizam a automação residencial também é válido.

Mas vamos combinar, seria ótimo se o imóvel já estivesse todo preparado para a instalação do sistema, certo? O Áureo Portal da Colina e o Origem Cambuí são assim.

Áureo Portal da Colina

Localizado no Jardim Portal da Colina, o Áureo Portal da Colina possui apartamentos de 142m² a duplex de 256m² com infraestrutura completa para instalação de automação residencial.

O empreendimento chama a atenção por unir tecnologia e tradição em uma arquitetura contemporânea com traços orientais. Entre seus diferenciais estão a energia solar fotovoltaica, depósito delivery e ponto de recarga de carros elétricos.

Fachada ilustrativa Áureo Portal da Colina
Fachada ilustrativa Áureo Portal da Colina

Origem Cambuí

O nosso primeiro prédio residencial em Campinas, o Origem Cambuí, conta com infraestrutura completa para a instalação da automação residencial, adiantando um passo para você viver em uma casa conectada.

Além disso, outros diferenciais do empreendimento são o uso da energia solar fotovoltaica nas áreas comuns do condomínio e ponto para a recarga de automóveis elétricos. Os apartamentos possuem plantas flexíveis de 110m² a 194m² e estão em um dos bairros mais nobres de Campinas (SP), o Cambuí.

Fachada diurna Origem Cambuí, residencial com automação residencial
Fachada ilustrativa Origem Cambuí
Veja também:
Morar no bairro Cambuí em Campinas
6 motivos para morar no bairro Cambuí em Campinas
instalação de placas fotovoltaicas
Energia Fotovoltaica em condomínio: entenda como funciona