Mercado Imobiliário

Empreendimento mixed use melhora mobilidade e potencializa negócios

Empreendimentos mixed use melhoram mobilidade e potencializam negócios

A melhoria da mobilidade urbana é uma demanda crescente, principalmente em grandes centros urbanos. E as construtoras podem colaborar significativamente nessa questão ao desenvolverem empreendimentos mixed use (ou uso misto), com unidades residenciais e comerciais em um mesmo projeto.  

O conceito mixed use já existe há décadas no Brasil e foi muito comum até 1970. Podemos citar como exemplo o famoso Edifício Copan, considerado um dos cartões postais da cidade de São Paulo e projetado por Oscar Niemeyer em 1950.

Edifício Copan é um exemplo de empreendimento mixed use, unindo apartamentos e lojas em sua estrutura
Edifício Copan é um dos mais importantes de São Paulo. Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP

Com suas formas curvas, une apartamentos residenciais e uma área comercial no pavimento térreo, com diferentes lojas e restaurantes que atendem moradores e o público em geral.

O Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, também é outro marco importante da arquitetura de São Paulo. Inaugurado em 1956, possui dois blocos comerciais, um residencial e um centro comercial. Estima-se que, por dia, circulam 30 mil pessoas no local.  

Facilitar o dia a dia é uma das premissas da arquitetura e urbanismo. Por isso, construtoras atuais têm investido mais em edifícios mixed use, elaborando projetos inovadores tanto no Brasil quanto no exterior, como uma solução para problemas de mobilidade e um meio de oferecer lazer e serviços a poucos passos.

Além disso, um empreendimento de uso misto tem sua fachada integrada ao seu entorno, sem grandes muros que impeçam a livre movimentação e convivência.

O Brickell City Centre é uma referência atual desse tipo de empreendimento. Localizado em um bairro de luxo e centro financeiro de Miami (Flórida), é o local certo para quem aprecia um estilo de vida agitado, marcas de luxo e gastronomia. Brickell conta com torres residenciais e de escritórios, hotel, centro de compras e variados restaurantes.

Brickell City Centre é um empreendimento mixed use localizado em Miami.
Brickell City Centre reflete o estilo de vida luxuoso de Miami. Foto: Juan Montero

O conceito mixed use se mostra vantajoso tanto para moradores quanto para empreendedores. Para os donos de estabelecimentos, em especial, o fluxo constante de clientes é um grande diferencial, principalmente se estiver em uma localização nobre e estratégica.

Empreendimento mixed use em Sorocaba

Residencial Notting Hill é um empreendimento mixed use localizado no bairro nobre Campolim
Fotomontagem do empreendimento Notting Hill, no bairro nobre Campolim

O Notting Hill é o primeiro projeto de uso misto da CRB Construtora. Traz em sua exclusiva torre apartamentos e studios de alto padrão de até 94m². É ideal para quem busca uma moradia inteligente, com o estilo dinâmico da vida urbana.

Sua área comercial no pavimento térreo possui espaço para lojas de 162m² até 533m², com pé-direito duplo e vagas de garagem exclusivas, oferecendo todo o conforto aos futuros clientes.

Fachada da área comercial do empreendimento de uso misto Notting Hill
Área comercial conta com 3 amplas lojas no pavimento térreo

Em construção na Rua José Maria Hannickel, no bairro nobre Campolim, tem fácil acesso ao transporte público e a importantes vias da cidade, além de rodovias como a Raposo Tavares. Também está a poucos passos do Parque Campolim, tem variedade de comércios e serviços no entorno.

Uma localização estratégica, com grande valorização e potencial para os negócios em Sorocaba, um dos municípios mais importantes do interior de São Paulo.

A cidade está a 100km da capital e possui alto índice de qualidade de vida. Faz parte da Região Metropolitana de Sorocaba, com 27 municípios que, juntos, geraram 3,95% do PIB paulista em 2016, de acordo com o IBGE.

Sorocaba também se destaca pela eficiência de sua gestão ambiental, recebendo o selo de Município VerdeAzul pelo 11º ano consecutivo, em fevereiro de 2020. Outro diferencial da cidade é ser atrativa para o investimento de grandes indústrias, com sua ótima infraestrutura para empreender e se desenvolver.

Conheça a área comercial do empreendimento mixed use Notting Hill
Veja também:
Imóveis como estratégia para proteger e diversificar seus investimentos
Imóveis como estratégia para proteção e diversificação de investimentos
Qual a melhor época para investir em imóveis
Existe melhor época para investir em imóveis?