Mercado Imobiliário

As características de um apartamento preparado para o futuro

como será o apartamento do futuro

Como você imagina um apartamento preparado para o futuro? Sabemos que os hábitos mudam com o passar do tempo e circunstâncias, mas algumas tendências são definitivas e hoje norteiam muitos projetos arquitetônicos.

Neste artigo, vamos conferir quais as características dos novos residenciais, para que ofereçam comodidade e segurança de acordo com os avanços da tecnologia.

Está tudo conectado

Automação residencial será um dos diferenciais do apartamento preparado para o futuro

A automação residencial atualmente se mostra cada vez mais essencial nos apartamentos. O objetivo dessa tecnologia é simplificar a vida dos moradores, otimizar tarefas, gerar economia e mais segurança. E como faz isso? Integrando dispositivos que podem ser controlados através de um sistema acessado por computador, smartphone ou tablet.

As possibilidades são infinitas, incluindo controle das luzes, ar-condicionado, janelas, portas, câmeras e diversos outros dispositivos e aparelhos. Com os constantes avanços da inteligência artificial e maior presença do Google Home, Alexa e Amazon Echo nos lares, a automatização ganha mais espaço no cotidiano.

Por isso, apartamentos de alto padrão CRB são preparados para essa realidade, sendo entregues com infraestrutura completa para a instalação do sistema de automação residencial, que deve ser bem planejada para ter máxima eficiência.

O avanço em alta velocidade dos carros elétricos

Apartamento preparado para o futuro contará com ponto de recarga para carros elétricos na garagem do condomínio

O mercado de automóveis elétricos continua movimentado e apresentando avanços em recorde de tempo. Os veículos estão mais rápidos e apresentando bastante autonomia, sendo assim, podemos esperar por um ganho significativo de adeptos a essa tecnologia nos próximos anos em todo o mundo.

Empresas de outros segmentos também estão de olho nesse nicho e procuram propor inovações e facilidades para o público consumidor. Um exemplo é a parceria entre a BMW e Apple. Recentemente, as duas marcas lançaram a função de chave digital no novo sistema operacional iOS 14. Com o iPhone Digital Key, os proprietários dos veículos BMW poderão abrir e ligar os automóveis com o smartphone ou Apple Watch.

No Brasil, a CPFL Energia estima que até 2030, o país precisará de aproximadamente 80 mil eletropostos públicos para acompanhar o avanço dos carros elétricos. No entanto, os carregadores domésticos serão a grande maioria. Por isso, residenciais verticais de alto padrão já preveem em seus projetos a preparação do ponto de recarga.

Podemos citar como exemplo um dos mais recentes lançamentos da CRB Construtora, o Figueira Cambuí, a ser entregue com infraestrutura preparada para a instalação de carregadores individuais.  

Uso de recursos mais sustentáveis

Recursos sustentáveis, como a energia solar, deverão estar cada vez mais presentes nos condomínios residenciais

Os empreendimentos realmente alinhados com as novas tendências oferecem meios de colaborar com a sustentabilidade e uso mais consciente dos recursos.

Uma boa prática é a instalação de painéis fotovoltaicos para a geração de eletricidade limpa e renovável. Em prédios residenciais, é usada nas áreas comuns e de lazer. Além de ajudar o meio ambiente, gera economia e potencializa a valorização do imóvel.

Instalação das placas fotovoltaicas no residencial Áureo Portal da Colina
Instalação das placas fotovoltaicas no residencial Áureo Portal da Colina

Outro diferencial dos apartamentos preparados para o futuro é o reaproveitamento da água da chuva. Por meio de planejamento prévio e instalações de cisternas, o empreendimento consegue oferecer vantagens praticamente imediatas para o ambiente e aos moradores.

O recurso colabora em eventuais crises hídricas e reduz desperdícios ao reutilizar águas pluviais para necessidades não potáveis: irrigação de jardins, limpeza de automóveis, descargas, lavagem de áreas externas e comuns do residencial.

Preparado para o delivery

Apartamento preparado para o futuro: depósito delivery já é realidade em condomínios de alto padrão

A compra online e por aplicativo de itens de mercado e refeições já estava ganhando seu espaço, mas com a pandemia foi mais potencializada. Isso põe em evidência a necessidade de as construtoras pensarem nesse hábito que veio para ficar.

Por isso, um espaço de Depósito Delivery climatizado na portaria do residencial é mais um item indispensável. Nele, as entregas que necessitam de refrigeração podem ficar armazenadas até que o condômino possa retirar. Este é um recurso implementado em diferentes projetos da CRB Construtora. Entre eles, o D.O.C Campolim e o Áureo Portal da Colina, residenciais em construção em Sorocaba.

Mais comodidades tecnológicas

Oferecer uma rotina confortável aos moradores inclui o bom planejamento dos mínimos detalhes. Itens aparentemente pequenos, mas que podem agregar muitas vantagens, devem estar inclusos no projeto.  

Por exemplo, estamos 24h por dia conectados e um Wi-fi de boa qualidade nas áreas comuns do residencial, com certeza, é uma comodidade muito utilizada pelos moradores, colaboradores e visitantes do condomínio.

apartamento do futuro: automação residencial surge como uma maneira de simplificar rotina e otimizar tarefas
Preparação para automação residencial e fechadura digital são alguns dos diferenciais do Figueira Cambuí

A instalação de tomadas USB nos apartamentos também colabora no quesito comodidade. O recurso, previsto em empreendimentos, como o Origem Cambuí, dispensa a necessidade de adaptadores para o carregamento de dispositivos.

Apartamento do futuro: Origem Cambuí será entregue com tomadas USB, preparação para automação e recarga de carros elétricos
Residencial Origem Cambuí contará com tomadas UBS, preparação para automação e fechadura digital

Por fim, itens que combinam praticidade e segurança: elevadores com acesso por biometria e a fechadura digital no hall do apartamento. No Figueira Cambuí, por exemplo, os moradores terão acesso ao seu andar com uma senha exclusiva cadastrada no elevador.

A criação de senhas também é feita na fechadura digital, dando mais controle de quem pode adentrar o imóvel, além de evitar o uso de chaves que muitas vezes podemos esquecer ou perder em algum lugar.

Segurança que vai além da guarita

Quando pensamos em segurança do condomínio, as primeiras coisas que vêm em mente são a guarita blindada e o sistema de monitoramento, inclusas nos residenciais de alto padrão e, sem dúvidas, muito importantes.

Mas o gerador de energia próprio do empreendimento também colabora significativamente nesse aspecto. Isto porque ele previne a falta de energia elétrica nos serviços essenciais do prédio, garantindo que câmeras, alarmes e elevadores permaneçam em pleno funcionamento.

Todas essas características de um apartamento do futuro nos direcionam para a vivência de uma rotina mais simplificada, tecnológica e sustentável. Você já está pronto (a) para essas mudanças na maneira de viver?

conheça os empreendimentos da CRB Construtora
Veja também:
busca por apartamentos maiores crescem durante a pandemia
Mais espaço: cresce busca por apartamentos maiores para morar
Imóveis como estratégia para proteger e diversificar seus investimentos
Imóveis como estratégia para proteção e diversificação de investimentos