Lifestyle

Inspire-se com ideias para um brunch de primavera elegante

como preparar um brunch de primavera

Rico em praticidade, o brunch é uma alternativa de refeição ideal para aqueles finais de semana mais preguiçosos em que acordamos mais tarde. Isso porque em seu cardápio há a mistura de pratos matutinos e opções de um almoço leve. É uma ótima maneira também de reunir amigos e familiares em horários mais flexíveis e com muito charme. E agora com a nova estação, o que acha de preparar um brunch de primavera?

Dicas para preparar um sofisticado brunch primaveril

Escolha uma paleta de cores

A decoração é algo tão importante quanto o cardápio selecionado para um brunch de primavera. Escolha uma paleta de cores para usar em todos os elementos do décor. Isso te ajudará a causar um grande impacto, mas sem grandes esforços, pois terá um guia de cores para selecionar a louça, toalha de mesa e demais itens.

Tons de rosa, verde e coral compõem uma bela mesa de brunch de primavera.
Tons de rosa e coral predominam nesta charmosa mesa posta. Foto: Pizzazzerie

A primavera combina com tons suaves de rosa, coral, azul, verde e amarelo. Também é um clima que remete à descontração, portanto, você pode até misturar formatos e tamanhos de alguns utensílios, tais como copos e taças.

Opte pela simplicidade refinada

A simplicidade pode ser encantadora. Além disso, traz mais praticidade para quem tiver pouco tempo para preparar tudo ou quer realizar um brunch mais intimista, com poucos convidados ou apenas a dois.

Louça delicada e pontos de cor nos talheres, guardanapo e arranjo floral compõe uma mesa sofisticada para um brunch de primavera.
Louça delicada e pontos de cor nos talheres, guardanapo e arranjo floral compõem uma mesa sofisticada. Foto: Julia Berolzheimer

Incorpore elegância em pequenos detalhes que aprimorem a experiência e o conforto tanto para você, quanto para seus convidados aproveitarem o brunch ao máximo.

Usar uma louça neutra e colocar pontos de cor com guardanapos, toalhas, copos e flores é uma sugestão. Você também pode escolher por um cardápio com pratos sazonais ou preparar um drink especial que todos se lembrarão após o evento.

Use flores e plantas no décor

Primavera é sinônimo de flores e atmosfera leve. Portanto, trazer a natureza para a mesa do brunch é essencial para a decoração ficar estilosa. Peônia, tulipa, lavanda e saudade são algumas opções de flores encantadoras e charmosas.

Monte um cardápio colorido

Um brunch tradicional deve conter itens que fazem parte tanto de um café da manhã caprichado quanto de um almoço leve. Isso não significa que deva ter poucos pratos, muito pelo contrário: um brunch tem muita fartura.

Uma regra básica do brunch de primavera é a variedade de pães, incluindo o nosso famoso pão de queijo. Mini bagel e croissants também são comuns no cardápio.

Tortas salgadas, quiches e frittatas são opções mais encorpadas, ideais para pratos principais. Como acompanhamento, prepare saladas bem coloridas.

Em um brunch de primavera, inclua no cardápio saladas coloridas como a estação.
Saladas coloridas são ótimos acompanhamentos para tortas e quiches.

Em relação às bebidas, sucos naturais, chás e o tradicional café costumam estar presentes em um brunch. A água aromatizada é uma opção saudável e que deixará a decoração mais diferente ainda.

Se deseja incluir bebidas alcoólicas, novamente reforce a ideia de ser um evento leve, oferecendo aos convidados opções como espumante e vinho branco. O drink Mimosa é muito comum em brunches. É uma mistura refrescante de espumante com suco de laranja, perfeito para apreciar à tarde.

Leve e refrescante, o drink Mimosa é a escolha certa para um brunch de primavera
O drink Mimosa é a escolha certa para um brunch de primavera.
Foto: Reluctant Entertainer

Para finalizar, as adoradas sobremesas. Sugerimos tortas doces, mousses ou saladas de frutas da época, que podem estar dispostas na mesa para que seus convidados preparem com as opções que mais gostarem.   

Check-list para um brunch de primavera (e todos os outros!)

  • Definindo o horário: o brunch é uma refeição que combina café da manhã com almoço. Portanto, seu início costuma ser por volta das 10h30 e 11h, com finalização entre 14h e 15h.
  • Escolhendo o local: esse tipo de evento combina muito bem com ar livre. Portanto, é ideal para realizar em varandas, terraços ou simplesmente em ambientes com boa iluminação natural.
  • Atenção aos convidados e ao cardápio: será feito em família, com amigos ou colegas do trabalho? Isso pode interferir, principalmente, no cardápio do brunch de primavera, que pode precisar de algumas adequações caso tenha algum convidado com restrição alimentar ou crianças pequenas.
  • Montando a decoração: o décor do brunch de primavera, junto ao cardápio, dará o tom que deseja para esse evento. Investir em detalhes como um arranjo de flores, pequenos adornos ou uma boa mesa posta deixará tudo mais encantador e demonstrará cuidado com a preparação de tudo.
Veja também:
academia do condomínio quais as vantagens para o morador
Academia do condomínio: economia e bem-estar para o morador
São Paulo recebe festival internacional de gastronomia em Setembro