Arquitetura e Decoração Empreendimentos

Plantas flexíveis: adequação ao seu momento de vida

Na busca de atender a um número maior de pessoas, o mercado imobiliário na última década se viu obrigado a criar uma tipologia de apartamento inteligente, que se enquadrasse nas mais diversas composições familiares atuais. Deste princípio, vieram as plantas flexíveis, com o intuito de atender as mais variadas demandas independentemente do tamanho da unidade.

Características das plantas flexíveis

Na escolha do tão sonhado apartamento, as unidades flexíveis são facilmente identificáveis através da distribuição dos ambientes, que em sua maioria são contínuos, sem quebras ou reentrâncias.

Plantas Flexíveis Le Monde

Outro fator muito importante para identificação – e de teor mais técnico, parte do sistema estrutural adotado para a construção da edificação. Se torna mais apta a flexibilização através de estruturas em concreto armado, no qual as paredes costumam não ser autoportantes ou fundamentais na sustentação da edificação.

Já nas edificações em alvenaria estrutural, onde as paredes são responsáveis por sustentar a edificação, é fundamental que a construtora indique quais delas podem ser removidas ou alteradas.

Deve-se atentar também ao fato de que as instalações prediais, tais como hidráulica e elétrica, não podem simplesmente cortar a parede e embutir na mesma como de costume, pois o sistema estrutural não permite cortes horizontais neste sistema construtivo.

Quais configurações de ambientes são possíveis nas plantas flexíveis?

No mercado é muito comum encontrar apartamentos na planta que oferecem cozinhas americanas ou integração com a sala; reversão ou eliminação de um dormitório para ampliar a sala, a unificação de dormitórios para compor uma suíte master com closet ou simplesmente a utilização de um dormitório como escritório.

Para estas opções mencionadas é de extrema importância observar se a infraestrutura oferecida na flexibilização do apartamento, tal como pontos elétricos de iluminação, tomadas ou pontos de águas, será entregue de acordo com o uso e a expectativa do cliente.

Nos exemplos abaixo, as plantas do Tom Jobim deixam claro o conceito, com paredes sequenciais que podem ser alteradas conforme o uso e gosto do proprietário.

Plantas Flexíveis Tom Jobim

Planta apartamento 4 dormitórios Tom Jobim

Plantas Flexíveis Tom Jobim

Perspectiva Ilustrada Living menor com Home Office

Plantas Flexíveis Tom Jobim

Perspectiva Ilustrada do Home Office

Plantas Flexíveis Tom Jobim

Planta apartamento 3 suítes Tom Jobim

Plantas Flexíveis Tom Jobim

Perspectiva Ilustrada Living amplo

Plantas Flexíveis Tom Jobim

Perspectiva Ambientes Integrados

Design Universal e sua importância na arquitetura de interiores

Na concepção arquitetônica das edificações, para atender às expectativas do usuário, o arquiteto dimensiona o projeto da edificação de forma a compor com os mais diversos mobiliários oferecidos no mercado. Assim surge o termo Design Universal: a projetação de um espaço físico que acomode os objetos e móveis no ambiente, sem a necessidade de modificação ou compra de um mobiliário específico. Ou seja, o espaço se adequa às suas necessidades e não o contrário.

Plantas flexíveis Le Monde Campolim

Visando as necessidades do mercado, o lançamento do Le Monde Campolim engloba plantas flexíveis, que se adaptam a diferentes momentos de vida. Mais do que oferecer plantas flexíveis com variação de metragens, o empreendimento traz personalidade na composição de suas plantas. Sempre em busca do aprimoramento e na compreensão dos modos atuais de se morar, sugestiona o uso para famílias grandes, jovens profissionais, solteiros, casados, pequenas famílias e melhor idade.

O residencial oferece a flexibilização do ambiente em conjunto com a personalização, ou seja, no contrato já é apontado a planta que será entregue para o proprietário, seja o apartamento com 01 ou mais dormitórios, banheiro com ofurô, office integrado ou outra derivação conforme as opções do empreendimento.

A personalização é oferecida na escolha do padrão do piso a ser instalado por ambiente. Sendo assim, pode-se escolher em ter uma sala com piso porcelanato e dormitórios com piso laminado, e assim com outras combinações conforme a opção do cliente e descriminadas no memorial descritivo.

cta_plantas_flexiveis

Paulo Ruvina
Arquiteto e Urbanista da CRB Construtora, desenvolve projetos exclusivos e está sempre em busca de referências inovadoras.
Veja também:
montar um closet no apartamento: dicas e inspirações
Como montar um closet no apartamento: ideias e orientações
Apartamentos decorados: entenda as vantagens de visitá-los