Empreendimentos

Ar-condicionado no apartamento: problemas que você gostaria de saber antes de comprar

Ter um ar-condicionado no apartamento pode ser a salvação para os dias mais quentes do ano. Mesmo sabendo disso, muitas pessoas só se preocupam com a instalação do aparelho depois da compra do imóvel já finalizada. E aí, no momento da mudança, vem a dor de cabeça: o apartamento não está preparado para receber a instalação do ar-condicionado. E agora?

Conversamos com os nossos técnicos e listamos os 5 problemas que você gostaria de saber antes de instalar um ar-condicionado no seu apartamento:

1 – Eu não sabia que o condomínio barraria a instalação

Ar-condicionado no apartamento: regras do condomínio

Autorizar (ou não) a instalação de ar-condicionado no apartamento pode ser uma decisão que dependerá de uma votação em assembleia convocada entre os condôminos.

Normalmente, as objeções quanto a não instalação do aparelho estão relacionadas a três principais motivos: impacto direto no visual da fachada, pois pode interferir na harmonia arquitetônica do edifício; a sobrecarga elétrica, uma vez que o sistema de fiação pode não aguentar o alto consumo de energia; e o gotejo, já que o respingo pode acabar incomodando os vizinhos.

2 – Eu não sabia que ia ter quebra-quebra na parede

Ar-condicionado no apartamento: reformas

A dor no coração (e no bolso!) é inevitável. O acabamento já está feito com gesso, massa corrida, reboco ou até mesmo a pintura com aquela tinta caríssima para finalizar. Aos poucos, aquele sonho de mudar-se para o apartamento vai tomando forma, mas aí o técnico avisa: vai ter que quebrar a parede para instalar!

E aí, você já sabe, o transtorno está garantido.

3 – Eu não sabia que a rede elétrica não aguentaria

Ar-condicionado no apartamento: confira rede elétrica

É imprescindível que o morador consulte o manual do proprietário. Assim pode verificar qual pode ser a potência máxima do ar-condicionado no apartamento, evitando sobrecargas elétricas que podem causar acidentes graves. Fique atento!

4 – Eu não sabia que gastaria tanto

Ar-condicionado no apartamento: custos de instalação

Por se tratar de um aparelho que necessita de reparos técnicos, os valores investidos no ar-condicionado vão além da aquisição do aparelho, passando também pelo aumento significativo na conta de energia no final do mês.

Por isso, antes da compra, consulte se o apartamento que você irá adquirir já vem com a preparação para instalação do aparelho. Desta forma, você poupará gastos e transtornos desnecessários.

5 – Eu não sabia que tinha que ter planejamento!

Ar-condicionado no apartamento:  tenha planejamento

A maioria dos edifícios não são entregues com a preparação para instalação de ar-condicionado no apartamento. Por isso, é fundamental verificar com o condomínio quais são os documentos necessários para viabilizar o processo.

Uma emissão de um laudo de responsabilidade técnica por um profissional habilitado pode ser necessária, já que todas estas intervenções devem ser submetidas à aprovação, conforme indicado nas Normas Brasileiras (NBR’s) vigentes.

Ou para sua tranquilidade e comodidade, considere adquirir um apartamento que já vem com a preparação completa para ar-condicionado.

Conheça aqui os mais recentes lançamentos da CRB Construtora, empreendimentos de alto padrão com infraestrutura completa para instalação de ar-condicionado no apartamento.

 

Veja também:
Segunda edição do Informativo Olga Botanique destaca melhorias no Jardim Bandeirantes
Apartamentos decorados: entenda as vantagens de visitá-los