Pisos para apartamento: como escolher o modelo mais adequado para o seu uso
Na hora de escolher os acabamentos do seu novo apartamento é normal que surjam várias dúvidas. Entre tantas decisões, qual o tipo de piso para mais adequado para cada cômodo? É importante ter em mente alguns pontos que influenciam na escolha, para que você possa avaliar as opções que melhor se adequam ao seu uso diário.
Lembre que o piso tende a te acompanhar por muito tempo no novo espaço, por isso a decisão tem que ser tomada depois de bastante estudo.
O que levar em consideração:
-
Ambiente:
Avalie o local onde o piso será instalado e qual a finalidade do espaço. Alguns modelos se adequam melhor em ambientes de menor circulação de pessoas, como o quarto. Outros são adequados para ambientes mais úmidos, como o banheiro e áreas externas. A primeira etapa da escolha deve ser a avaliação do uso que será feito do espaço, para que depois você se concentre em outros quesitos eliminatórios.
-
Instalação:
A instalação varia bastante conforme o tipo escolhido. Alguns modelos de piso permitem que você mesmo faça a aplicação, como é o caso do vinílico auto-adesivo. Outros, demandam mão de obra especializada e podem levar mais tempo para ficar prontos, mas o importante nessa etapa é ter em mente que o tipo de instalação influencia diretamente no preço final.
-
Limpeza e manutenção:
Assim como nos demais pontos acima, a limpeza e a manutenção também variam bastante de acordo com o tipo de piso escolhido, pois cada um tem sua particularidade. Porcelanato e pisos cerâmicos podem ser lavados com água em abundância, ao contrário do laminado e do vinílico, por exemplo. É interessante estudar os pormenores dos modelos preferidos antes de tomar a decisão, de modo a evitar problemas futuros.
Tipos de piso para apartamento
Piso Vinílico
O piso vinílico é o queridinho do momento. Resistente, ele se mantém agradável sob qualquer temperatura – não é gelado no inverno e nem contribui para a sensação de calor no verão. É um piso ecologicamente correto, o que conta pontos.
Além disso, é antialérgico, resistente e tem alta durabilidade. Sua instalação é mais simples e pode ser feita por você, uma vez que existem modelos auto-adesivos que são sobrepostos sobre o piso atual do espaço. Por ser relativamente novo no mercado, ainda não conta com tantas opções de cores.
Para apartamentos é uma ótima opção pois não faz barulho ao andar, evitando o incômodo aos vizinhos. A limpeza é simples e não requer o uso de muitos produtos. Vale lembrar que ele reage a luz, efeito que deixa a peça com maior aparência orgânica, ou seja, esse tipo de piso se assemelha visualmente a madeira comum.
Dicas de conservação do seu piso vinílico:
- Evite molhar demais esse tipo de piso, o excesso de água pode danificar o material;
- Nada de arrastar muito os móveis – você pode deixar marcas e até mesmo rasgar;
- Sol direto e constante pode alterar as cores originais;
Piso Laminado
Similar ao carpete de madeira, o piso laminado tem custo inferior e o uso recomendado apenas para ambientes internos, não considerados úmidos. É vendido em placas e conta com grande variação de cores no mercado.
A temperatura se mantém agradável sob diversas variações climáticas e sua limpeza é feita apenas com pano pouco úmido. Requer alguns cuidados extras com a folha laminada para que não haja estufamento ou manchas, sendo o principal deles evitar o contato com a água, para não comprometer o piso.
Bem similar a madeira, faz barulho ao andar e não reage a luz, permanecendo sempre neutro. Um ponto forte desse tipo de piso é a instalação, que é rápida e não requer preparação prévia.
Dicas de conservação do seu piso laminado:
- Alguns modelos podem ser escorregadios, faça o teste antes de fechar a compra;
- Não é recomendado para animais de estimação – pelo barulho que o andar dos animais provoca e para evitar ranhuras e riscos indesejados;
Porcelanato
É o tipo mais conhecido e é facilmente é encontrado em diferentes cores, tamanhos e texturas, o que aumenta as possibilidades de acabamento (você encontra ele nas opções fosco, com brilho ou acetinado). Se adapta a todos os ambientes, podendo ser usado em lugares constantemente úmidos, como banheiros e lavanderias, ou de grande circulação, como cozinhas.
Também é recomendado para ambientes externos, como varandas e quintais, por ser de fácil limpeza e alta durabilidade mesmo quando molhado repetidas vezes.
Na hora de escolher o tamanho da peça, vale ficar atento aos recortes que terão de ser feitos para que elas se encaixem no cômodo escolhido – e também na perda de material que essas adaptações acarretam.
É um piso resistente e versátil, que se adapta a muitos ambientes. Dica: se colocado em área externa, fique atento para escolher um modelo antiderrapante.
Dicas de conservação do seu porcelanato:
- Cuidado! A queda de objetos pesados podem quebrar ou danificar o piso;
- Não use ceras e produtos químicos agressivos;
- Na hora da limpeza, prefira vassouras de pelo macio e fique atento aos bons cuidados do rejunte;
Personalização de pisos no Le Monde Campolim
Agora que você conhece os tipos de piso mais indicados para o seu apartamento, pode escolher o que melhor atende suas necessidades. No Le Monde Campolim você decide ainda na planta do apartameto qual piso* será colocado nos cômodos e nós entregamos tudo pronto para você.
*Consulte memorial descritivo
Gostou das dicas? Continue acessando nosso blog para conferir novos conteúdos e assine nossa newsletter para não perder nenhuma novidade!