Arquitetura e Decoração

Tipos de porcelanato: os diferentes acabamentos para apartamento

tipos de porcelanato: conheça os diferentes tipos de acabamento

Parte importante de uma obra, escolher entre os vários tipos de porcelanato existentes no mercado pode te colocar em um grande labirinto. Apenas ser bonito e combinar com a decoração não é o suficiente, é preciso saber qual a sua indicação de uso e qualidade, para evitar frustrações e até acidentes. Para te ajudar, contaremos a seguir os principais tipos e acabamentos desse material disponíveis atualmente.

Entendendo os tipos de porcelanato

O porcelanato é divido em basicamente dois grupos: esmaltado e técnico. O porcelanato esmaltado é aquele que recebe um esmalte na sua superfície e, posteriormente, sua estampa.

O interessante desse material é a sua variação de cor, desenhos e texturas. Sua superfície pode ser lisa, áspera, brilhante ou mate, e por isso pode ser utilizado em áreas úmidas e secas. Para saber qual é o mais adequado para cada ambiente, basta checar o Porcelain Enamel Institute (PEI) da peça.

O PEI é uma classificação da resistência da superfície do porcelanato esmaltado. Sua escala vai de 0 a 5. Quanto maior o número, mais resistente é, e portanto, mais indicado para áreas externas, com grande circulação de pessoas ou contato com a água.

E o porcelanato técnico?

Conhecido também como “toda massa”, o porcelanato técnico é muito recomendado para áreas residenciais externas e que têm bastante tráfego de pessoas. Esse tipo de peça não recebe nenhuma camada de esmalte. Por isso, apresenta alta resistência, superfície mais áspera e baixa absorção de água.  

Quais os acabamentos de porcelanato existentes no mercado?

Agora que entendemos os tipos de porcelanatos, podemos falar sobre suas subcategorias. Ou melhor: os vários tipos de acabamentos que essas peças podem receber e transformar qualquer lugar.

Porcelanato EXT. e Struturato

Os mais queridinhos quando o assunto é tipos de porcelanato para área externa.

Para o porcelanato EXT., as principais recomendações de aplicação são no entorno de piscinas, em rampas, varandas e terraços. Sua superfície é abrasiva, portanto, é impermeável, possui alta durabilidade e menor chance de ocasionar escorregões. Porém, é mais difícil de limpar, não sendo indicado para fachadas.

Já o Struturato é uma versão levemente abrasiva, que também pode ser aplicado em áreas externas, além de banheiros, saunas e decks.

Porcelanato Natural

Este porcelanato, a princípio, está na categoria de porcelanato técnico, sem esmalte por cima e que geralmente imita texturas e cores de pedras. No entanto, no mercado também há opções de porcelanatos esmaltados com superfícies naturais, como é o caso da linha Khaya da Portobello, com estampa de madeira.

O porcelanato natural é fosco, com aspecto mate, e proporciona uma atmosfera confortável para os ambientes. Está entre os tipos de porcelanato mais utilizados em projetos comerciais, mas pode ser aplicado em qualquer área residencial.

Porcelanato Polido

Este tipo de acabamento consiste em polimento e uma camada de impermeabilizante na superfície do porcelanato. Por isso, é mais liso e escorregadio, sendo indicado para áreas internas e secas do apartamento, tais como salas e quartos. Sua aplicação em paredes também é bastante comum.

Sua principal característica estética é o brilho intenso, transpassando muita elegância. O lado positivo desse tipo de porcelanato é a facilidade em limpar, além da resistência a riscos.

Porcelanato Acetinado

Um dos tipos de revestimento mais procurados. Por quê? Porque une versatilidade, beleza e durabilidade. Pode ser aplicado em qualquer ambiente do apartamento, incluindo banheiro, varanda e terraço.

O porcelanato acetinado proporciona um bom conforto visual, pois sua superfície é menos brilhante. Outro ponto importante a destacar é o fato de ter menos risco de queda devido ao acabamento. 

No apartamento decorado de 142m² do Áureo Portal da Colina, este porcelanato pode ser visto praticamente em todos os ambientes, tanto como piso quanto revestimento para as paredes.

No chão da cozinha, living e varanda gourmet, por exemplo, encontramos o porcelanato de grande formato 90x90cm. Repare na elegância que traz aos ambientes devido a sua tonalidade neutra, além de possibilitar aos moradores a aplicação de diferentes texturas e cores na decoração.

Área social, varanda gourmet e cozinha com porcelanato acetinado
Varanda gourmet e cozinha com o porcelanato acetinado Munari, da Eliane

Para comprovar a versatilidade do acetinado, essa peça também foi aplicada na parede do banheiro de uma das três suítes, inspirada em adolescentes que adoram mídias sociais e o universo das makes.

Banheiro Suíte menina com porcelanato acetinado com estampa de mármore
Banheiro contém porcelanato acetinado Hexágono Rose Gold, marca Decortiles, e porcelanato natural Calacata, da Portobello

Qual porcelanato é melhor?

As opções são variadas e cada acabamento dará um toque diferente no apartamento. Mas para não ficar na dúvida, é importante levar em consideração os tópicos a seguir:

  • Segurança: alguns tipos de porcelanato são mais escorregadios, portanto, esse é o primeiro aspecto a avaliar. A própria marca deve sinalizar quais os locais mais adequados do modelo de porcelanato fabricado por ela. Atente-se a isso para evitar acidentes e uma possível reforma para trocar tudo. 
  • Qualidade: sempre importante lembrar de pesquisar a fundo a qualidade do porcelanato. Isso porque pode evitar complicações lá na frente, com peças de durabilidade baixa ou com acabamento que não atenda suas expectativas. Portobello, Roca Cerámica, Eliane e Decortiles são referências de grandes marcas.
  • Tamanho do ambiente e do porcelanato: para ter um acabamento perfeito e evitar desproporções, escolha um porcelanato com o tamanho adequado para o ambiente. Grandes formatos são tendência atualmente, mas só ficam interessantes e sofisticados se forem colocados em áreas maiores.
  • Décor: porcelanatos são peças versáteis com diversas cores, texturas e estampas. Por isso, ajudam de maneira significativa no décor. Há peças que imitam mármore, ideal para ambientes luxuosos. Também tem porcelanatos com estampa de madeira, cimento queimado, granilite, entre outros.

Mas para quem adquire um apartamento da CRB, pode receber o imóvel já com a aplicação de pisos e revestimentos de alta qualidade e grandes marcas.

É um diferencial importante para quem deseja comprar o apartamento ainda na planta e que destaca a CRB Construtora das demais no mercado, pois além de entregar com acabamentos premium, o cliente ainda tem a opção de personalizar o estilo do seu porcelanato, entre outros itens.

tour virtual áureo portal da colina
Veja também:
Plantas flexíveis: adequação ao seu momento de vida
Decoração de apartamentos pequenos
Decoração de apartamentos pequenos: dicas para manter a funcionalidade do espaço