Arquitetura e Decoração

Inspire-se: 8 tipos de luminárias para ter no apartamento

Tipos de luminárias para ambientes de apartamento

A iluminação é algo que influencia de forma direta na atmosfera dos ambientes. Os diferentes tipos de luminárias disponíveis hoje no mercado podem trazer um clima aconchegante, dinâmico ou com bastante claridade e ainda dar o toque final em uma decoração.

Para te auxiliar na escolha de qual usar no apartamento, contamos a seguir 8 opções de luminárias e selecionamos inspirações de encher os olhos.

8 opções de luminárias para usar no apartamento

1. Pendente

A luminária pendente, como o nome sugere, fica pendurada no teto ou forro. Geralmente é utilizada para iluminar mesas e bancadas, mas também podem ser vistas ao lado de camas, fazendo a vez do abajur.

Há diversos modelos que complementam e dão charme ao décor. O interessante desse tipo de luminária é que você pode usar apenas uma ou então criar uma composição com vários pendentes.

  • Tipos de luminárias pendentes
  • Tipos de luminárias pendentes
  • Tipos de luminárias pendentes

Por ter uma iluminação mais direta, a recomendação é que seja acompanhado por outros tipos de luminárias, para garantir que o ambiente como um todo seja suficientemente iluminado.

2. Lustre

Amplamente conhecido, o lustre possui estrutura semelhante ao pendente. A diferença dessa luminária de teto são seus diversos “braços” e detalhes, além de um tamanho maior.

É ideal para sala de estar e hall de entrada grandes e imponentes. Também é muito utilizada como luminária para sala de jantar, colocada acima da mesa, dando mais requinte e uma iluminação especial.

  • Tipos de luminárias para sala de jantar
  • Tipos de luminárias para sala de jantar
  • Tipos de luminárias para sala de jantar

Geralmente, apenas um lustre basta para iluminar bem as mesas, mas quando o móvel é muito comprido, é necessário colocar mais pontos de luz nas laterais.

O lustre pode ter um design clássico, contemporâneo, industrial, entre outros estilos. É importante se atentar a isso, pois é uma peça que tem grande poder decorativo. Sendo assim, pode ser o destaque do ambiente ou apenas um complemento.

3. Arandela

Ideal para colocar pequenos focos de luz em locais determinados. As arandelas são fixadas na parede e possuem diferentes formatos e tamanhos. São muito utilizadas para iluminar itens de decoração e corredores.

  • tipos de luminárias para apartamento
  • tipos de luminárias para banheiro

Para iluminação de banheiros, a recomendação é colocar uma arandela de cada lado do espelho, para uma iluminação mais uniforme. Dessa maneira, não cria sombras sobre o rosto e auxilia principalmente as mulheres que se maquiam nesse ambiente.

4. Plafon

O plafon é uma luminária que fica sobreposta no teto ou forro. Dessa maneira, fica totalmente exposto. Está entre os tipos de luminárias mais comuns em cozinhas, quartos e banheiros.  

  • Tipos de luminárias plafons para sala de estar
  • tipos de luminárias para apartamento
  • tipos de luminárias para suites

Sua principal característica é gerar uma iluminação indireta. Isso porque a luz é direcionada para o teto, que rebate para todo o ambiente. Em determinadas ocasiões, é necessário ter mais algum ponto de luz complementar, para garantir que o cômodo seja bem iluminado.

5. Luminária de embutir

A luminária embutida tem como vantagem ficar escondida no forro. Escolha perfeita para quem prefere algo mais minimalista e discreto.

  • Tipos de luminárias de embutir
  • luminárias para closet: luminária de embutir é boa opção
  • tipos de luminárias para apartamento

Pode ser usada em qualquer ambiente do apartamento, sendo bastante comum em salas e quartos, dando um ar aconchegante. O interessante também é que você pode criar ainda um tipo de moldura ou desenhos no forro, principalmente quando opta pelos formatos retangulares e compridos.

6. Spot

O spot tem função semelhante às luminárias de embutir: dar foco a algum ponto específico. Isso porque os spots dão uma luz bem direcionada.

É bastante comum em closets, pois ilumina as prateleiras e varões de maneira que auxilie a encontrar as peças no armário. São ótimos para iluminar objetos decorativos, como quadros, fotografias ou outra obra de arte.

  • tipos de luminárias para apartamento
  • Spots para iluminação de closets
  • Spots para iluminação de quadros

Os spots também então entre os tipos de luminárias utilizadas em decorações industriais e escandinavas. Podem ser colocados em trilhos ou diretamente no forro, de maneira exposta ou embutida.

Outro destaque dos spots é que eles podem ser direcionados ou fixos.

7. Luminária de mesa

Versáteis e com os mais diversos formatos, cores e materiais, as luminárias de mesa são funcionais e ajudam a compor o décor. Esse tipo de luminária tem foco de luz direcionado, sendo interessante para mesas de leitura, estudos e escritório em geral.

  • Abajur para quartos
  • Luminárias de mesa na decoração
  • Luminárias para mesa de estudo

Nessa categoria também entra o famoso abajur, muito utilizado como complemento da iluminação do quarto, por se tratar de um cômodo que merece uma luz mais suave e aconchegante. Pode ser colocado ao lado de poltronas e cabeceiras.

8. Luminária de chão

Assim como as de mesa, a luminária de chão (ou luminária de piso) é sinônimo de versatilidade. Também possui variedade de acabamentos, design e cores. Por ser uma peça solta, é facilmente movimentada pelo ambiente conforme sua necessidade.

  • Tipos de luminárias de chão
  • Luminárias de chão em apartamento
  • Tipos de luminárias de chão

Está entre os tipos de luminárias para compor a decoração de um living ou espaço de leitura e descanso. Também cai muito bem na entrada dos ambientes.

Qual tipo de luminária você mais gostou?

Variados modelos para muitos objetivos. De todas as opções que mostramos, qual você achou mais interessante?

Mesmo com todas essas sugestões, para escolher a luminária mais adequada sugerimos que peça a ajuda de um bom designer de interiores ou arquiteto. Afinal, esse profissional tem amplo conhecimento para criar bons projetos de iluminação para o seu lar.

E enquanto isso, que tal se inspirar com mais conteúdos sobre Arquitetura e Decoração aqui no nosso blog?

Veja também:
montar um closet no apartamento: dicas e inspirações
Como montar um closet no apartamento: ideias e orientações
decoração de primavera:
Decoração de primavera: o leve ar primaveril no seu apartamento