Arquitetura e Decoração

Quais os tipos de cubas para banheiro? Mostramos 7 opções

Tipos de cubas para banheiros

Banheiros têm recebido cada vez mais atenção na decoração para transmitirem uma sensação relaxante, elegante ou até descontraída. E as cubas, encontradas em diversas cores e formatos, têm papel importante em um décor autêntico e aliado com praticidade e funcionalidade.

A seguir, explicamos quais os tipos de cubas para banheiro disponíveis hoje no mercado, além de inspirações e dicas para você escolher a mais adequada para o seu apartamento.

Os tipos de cubas para banheiro

Cubas de apoio

Está presente em diferentes tamanhos de banheiros, além de lavabos. Esse tipo de cuba é colocado em cima da bancada, ficando totalmente à mostra. Por conta disso, exige apenas um pequeno furo na bancada para o cano de escoamento da água.  

Tipos de cubas para banheiros: as de apoio ficam totalmente expostas sobre as bancadas dos banheiros.
No banheiro da suíte master do Áureo Portal da Colina, duas cubas de apoio para mais conforto e praticidade do casal.

É preciso atenção em alguns aspectos: a bancada precisa ser um pouco mais baixa que o comum para a cuba ficar em uma altura confortável. Além disso, nem todo tipo de torneira é adequada para a cuba de apoio: a recomendação é que seja de parede ou de mesa mais alta.

Chama a atenção pela variedade de materiais: há cubas de vidro, metal, madeira e cerâmica. Há diferentes formatos também: redondas, quadradas, retangulares e ovais.

Cubas de embutir

Entre os diversos modelos de cuba para banheiro, o de embutir é um dos mais conhecidos. Seu design é clássico e discreto, pois fica embutida na bancada e com o fundo escondido pelo armário.

Cubas embutidas são clássicas e exigem que a bancada tenha acabamento perfeito para um bom resultado
Cubas embutidas são clássicas e exigem que a bancada tenha acabamento perfeito para um bom resultado. Projeto Hampton Penthouse, We Are Huntly

A vantagem da cuba de embutir é que ela deixa mais espaço na bancada para colocar pertences, acessórios e itens decorativos. É uma escolha assertiva para os mais diferentes estilos de decoração de banheiro.

Cubas de sobrepor

Esse tipo de cuba é semelhante à de embutir. A principal diferença é que a cuba para banheiro de sobrepor fica com as bordas aparentes por cima da bancada, deixando apenas o fundo escondido no armário.

Banheiro master com cubas de sobrepor. Perspectiva Figueira Cambuí
Banheiro master do duplex Figueira Cambuí. As cubas de sobrepor dão mais charme ao décor elegante e com mix de materiais.

É uma boa opção para quem prefere uma decoração minimalista e cubas mais tradicionais. É uma alternativa também para aqueles que desejam trocar a cuba de embutir pela de sobrepor sem fazer alterações na altura da bancada.

Cubas de semiencaixe

Opção moderna, prática e que deixa o ambiente charmoso. Dentre os 7 tipos de cubas para banheiro, a de semiencaixe aparece com frequência nos projetos compactos.

Tipos de cubas para banheiros: as de semiencaixe são as indicadas para bancadas estreitas.
As cubas de semiencaixe são charmosas e ideais para bancadas mais estreitas, como nesse projeto da Rúbia M. Viera

Isso porque é uma ótima solução para bancadas mais estreitas, com menos profundidade. A parte de trás da cuba fica encaixada na bancada, enquanto a frente avança para além da borda.

Cubas esculpidas

Sofisticadas, as cubas esculpidas podem ser feitas em vários tamanhos e formas, se adequando ao espaço e décor. Às vezes, se tornam um dos grandes destaques de um banheiro devido ao seu design.

A cuba esculpida é feita do mesmo material da bancada, podendo ser mármore, travertino, granito, madeira, entre outras opções. O fundo da cuba pode ser reto ou em rampa. Nessas duas opções, há possibilidade de conter uma bandeja removível que cobre o ralo.

A cuba esculpida com bandeja em rampa foi a escolha para uma das suítes do apartamento decorado Áureo Portal da Colina, com design elegante e clean.

A cuba esculpida está entre os tipos de cubas para banheiros. É uma opção clean e elegante.
Cuba esculpida tem o mesmo material da bancada e pode ter diversos tamanhos.

É um estilo de cuba adequada para dar um ar luxuoso tanto para banheiros pequenos quanto espaçosos.

Cubas de parede ou suspensas

A cuba de parede é uma peça única que dispensa uso de armários e bancadas. Disponível em diferentes formatos, esse modelo, como o nome já diz, deve ser instalado direto na parede.

É interessante para usar em lavabos, por ocupar menos espaço. Porém também é encontrada em banheiros grandes e luxuosos. É preciso atenção com a resistência da peça, já que seu único apoio é a parede.

Cubas de piso

Seja para lavabos ou banheiros, as cubas de piso são versáteis e há modelos no mercado com design elegante e diferenciado. O ponto de esgoto fica no piso, assim, a cuba não precisa ser instalada junto à parede.

Cubas de piso são peças únicas que dispensam uso de armários. Está entre os tipos de cubas para banheiros e lavabos mais práticos.
Neste projeto do Origem Cambuí , a sugestão são duas cubas de piso para mais comodidade do casal.

É uma opção para quem deseja investir em uma decoração contemporânea e digna de revista. Ao optar pela cuba de piso, avalie maneiras de ter no banheiro nichos ou armários para colocar pertences como escova de dentes, cremes e sabonetes, de maneira harmônica com o décor.

Como escolher a melhor cuba para o banheiro?

Para escolher com segurança a cuba ideal para o seu banheiro ou lavabo, leve os seguintes tópicos em consideração:

  • Material: alguns materiais exigem mais cuidados com a limpeza e manutenção que outros. O mármore, por exemplo, é uma opção nobre e elegante, mas precisa de cautela durante a limpeza e uso de produtos no dia a dia, pois podem causar manchas.

    Avalie o quanto a cuba será utilizada e se vale à pena todos os cuidados necessários para manter a peça em bom estado por um longo período.
  • Tamanho do ambiente e da bancada: as cubas de apoio e de embutir ocupam mais espaço, enquanto as de semiencaixe, suspensas e de piso se adaptam melhor em ambientes compactos. Verifique a profundidade que terá sua bancada para escolher a melhor cuba.

    Atenção também com a abertura da porta e circulação do ambiente, que podem ficar comprometidas dependendo do tamanho da cuba e bancada, além da posição onde serão instaladas.  
  • Torneiras: alguns modelos de torneiras são melhores para determinados tipos de cubas para banheiro. Para as de apoio, torneiras de parede ou de bica alta são as recomendadas. Verifique a distância entre a cuba e a parede para instalar as torneiras. Algumas peças já vêm com a marcação de furos para colocar as torneiras, monocomandos e misturadores de mesa.
  • Decoração: o tipo de material e a cor da cuba influenciarão na atmosfera desejada para o banheiro ou lavabo. Ao escolher uma cuba, atente-se aos demais itens que irão compor o ambiente, como as torneiras, estilo de bancada, armários e até revestimentos.

Veja também:
Pisos para apartamento: como escolher o modelo mais adequado para o seu uso
Coifa, exaustor e depurador: qual o melhor para apartamento
Coifa, depurador ou exaustor: escolha o melhor para o seu apartamento