Arquitetura e Decoração

Suíte master, Suíte e Demi-suíte: qual a diferença?

A quantidade e tamanho de quartos muitas vezes são decisivos no momento de escolher um imóvel. Afinal, é no dormitório que descansamos e aproveitamos ao máximo nossa privacidade. E durante a busca por um apartamento, é comum encontrarmos alguns termos como suíte master, suíte e, às vezes, demi-suíte.

Cada um apresenta características próprias e vantagens que influenciam na sua rotina e uso.  Por isso, vamos explicar como é cada tipo de dormitório e, assim, te ajudar a entender melhor o projeto do seu apartamento.  

O que é suíte?

Vamos começar pelo básico. A suíte é o termo usado para identificar um quarto que tem um banheiro próprio integrado ao cômodo. É muito comum esse dormitório ser destinado ao casal, por ser considerado o principal entre os demais do apartamento.

Suíte Apartamento 172m² Figueira Cambuí
Perspectiva suíte apartamento 172m² – Figueira Cambuí

No entanto, esse cenário muda quando falamos de apartamentos de alto padrão. Isso porque o imóvel pode ter em seu projeto mais de uma suíte, seja para os filhos ou até para hóspedes, dando mais privacidade a todos.

Planta humanizada apartamento 142m² Áureo Portal da Colina
Planta humanizada apartamento 142m² – Áureo Portal da Colina

No Áureo Portal da Colina, por exemplo, os apartamentos de 142m² possuem três suítes (sendo uma master). O empreendimento, que já está em obras, será localizado em um dos bairros mais valorizados de Sorocaba. No decorado, é possível se inspirar com as possibilidades de decoração e ter real dimensão do espaço, conforto e funcionalidades.

As suítes são entregues com o pacote Comfort Plus, que inclui janelas com persianas motorizadas, toalheiro térmico, nicho embutido e ralo linear nos banheiros.

Suíte apartamento decorado 142m² Áureo Portal da Colina
Suíte apartamento decorado 142m² Áureo Portal da Colina
Suítes apartamento decorado 142m² – Áureo Portal da Colina

O que é suíte master?

Sinônimo de conforto e exclusividade. A suíte master é também um dormitório com banheiro integrado, porém, tem outras características únicas. Ela se diferencia, principalmente, por ter um espaço mais generoso, uma área para closet e banheiro maior, que costuma ter cubas e chuveiros duplos e até banheira para maior comodidade do casal.

Outros diferenciais como lareira ou varanda privativa também podem aparecer no projeto. Sendo assim, se torna o principal e mais luxuoso dormitório de um apartamento de alto padrão.

Planta humanizada Duplex 286m² e 288m² - Figueira Cambuí
Planta humanizada pavimento superior Duplex 286m² e 288m² – Figueira Cambuí

Um exemplo é a suíte master do Duplex de 286m² e 288m² do empreendimento Figueira Cambuí, a ser lançado e construído em Campinas (SP).

O projeto conta com varanda privativa, além de closet e banheiro repleto de comodidades: cuba dupla, ponto duplo para chuveiros, toalheiro térmico, nicho embutido e ralo linear.

Perspectiva suíte master Duplex 286m² e 288m² Figueira Cambuí
Perspectiva banheiro suíte master Duplex 286m² e 288m² Figueira Cambuí
Perspectivas suíte master Duplex 286m² e 288m² – Figueira Cambuí

A principal vantagem da suíte master é o conforto que ela proporciona a sua rotina, além da praticidade, por ter um ambiente específico para organização de roupas e demais itens de uso pessoal. Confira também imagens da suíte master do apartamento decorado do Áureo Portal da Colina.

Suíte Master Apartamento Decorado 142m² Áureo Portal da Colina
Suíte master apartamento decorado 142m² Áureo Portal da Colina
Suíte master apartamento decorado 142m² – Áureo Portal da Colina

O que é demi-suíte?

A suíte e suíte master são tipos de dormitórios mais conhecidos pelos brasileiros, enquanto o termo demi-suíte pode causar certa dúvida. No entanto, o conceito é fácil de entender: trata-se de um banheiro exclusivo integrado a dois quartos.

Banheiro demi-suíte tem acesso exclusivo por dois quartos.
Perspectiva banheiro demi-suíte. Projeto: Arquiteta Larissa Fabre

Mesmo nesse projeto, a privacidade na demi-suíte se mantém, pois ambos os quartos têm portas de acesso ao banheiro. É recomendado também que alguns itens de uso comum sejam duplicados, como as cubas e toalheiros, além de instalação de armário maiores.

Planta baixa de apartamento com demi-suíte
Planta baixa de apartamento com demi-suíte. Imagem: Swell/Ucrânia Residence

Em alguns casos, há também uma outra porta para acesso ao banho e vaso sanitário, permanecendo apenas compartilhada a área da pia.

Não é um projeto muito convencional, mas pode ser uma opção prática. É muito interessante para famílias com dois filhos, pois eles podem ter seus próprios quartos, mas com um banheiro compartilhado, gerando economia de espaço e até de orçamento.

Veja também:
Como montar uma adega no apartamento
Quer montar uma adega no apartamento? Confira dicas e ideias
Coifa, exaustor e depurador: qual o melhor para apartamento
Coifa, depurador ou exaustor: escolha o melhor para o seu apartamento