Arquitetura e Decoração

As diferenças entre Sacada, Varanda e Terraço

Sacada, varanda e terraço em apartamentos são áreas que chamam muito a atenção quando se está procurando por um novo imóvel. Pequenas, amplas, com pé-direito duplo, piscina privativa, com ou sem churrasqueira… As características desses ambientes são diversas, mas será que está claro para todos a diferença entre eles?

Por isso, neste artigo, com o intuito de trazer mais curiosidades sobre o universo da arquitetura, explicaremos as particularidades de uma sacada, varanda e terraço.

Sacada

A sacada é uma estrutura que se projeta 100% para fora do imóvel, não alinhada a fachada do edifício, criando um efeito “tridimensional”. Entre os profissionais de arquitetura, fala-se que está “em balanço”, por não conter apoios visíveis.

A sacada está ligada a portas e janelas e costuma ter tamanho reduzido, mas também existem opções mais amplas, principalmente em empreendimentos de alto padrão.

Diferença entre sacada, varanda e terraço: as sacadas se projetam para fora do empreendimento.

Varanda

Originalmente, a varanda é uma extensão localizada na parte da frente de uma casa e é coberta por parte do telhado. Seu espaço é ideal para reunir pessoas e aproveitar o tempo em companhia.

Varanda Gourmet é interligada aos cômodos de entrada do apartamento
Projeto de Lucas Takaoka

Em apartamentos, essa área é comumente interligada a um cômodo de entrada como o living. Ela também pode estar em balanço, igual à sacada, mas um de seus lados mantém o alinhamento à fachada do empreendimento.

Nos últimos anos, criou-se o termo varanda gourmet. A diferença para a convencional é sua estrutura com churrasqueira, forno ou cooktop, tornando-a ideal para realizar confraternizações e refeições especiais.

Varanda Gourmet integrada proporciona mais amplitude e convivência
Projeto de Pietro Terlizzi. Foto: Guilherme Pucci

Hoje muitas pessoas têm optado pela integração da varanda com os outros ambientes do apartamento, unindo-a com a sala de TV, jantar ou cozinha. Isso proporciona mais amplitude e convivência entre os moradores.

Terraço

Este é o cenário mais diferente quando falamos sobre as diferenças entre sacada, varanda e terraço. O terraço fica na parte de cima da construção e geralmente é descoberto, sendo um espaço maior para lazer.

É preciso muita criatividade para decorar o local, que com frequência possui jardins e até piscinas. É mais exposto ao ar livre e, dependendo da posição do imóvel, garante uma vista espetacular.

Diferença entre sacada, varanda e terraço: o terraço fica na cobertura do empreendimento
Foto: Pinterest

Sacada, Varanda ou Terraço: qual é a melhor opção?

Para fazer essa escolha é preciso considerar diversos fatores, como localização, o quanto precisa ser investido em um apartamento com essas áreas e, principalmente, como é sua rotina.

Se você pretende realizar confraternizações frequentemente com amigos e familiares, além de ter uma área de lazer mais espaçosa com uma vista exclusiva, optar por um apartamento com terraço se adequará melhor ao seu estilo de vida.

Diferença entrada sacada, varanda e terraço: o terraço fica na cobertura do empreendimento e geralmente é descoberto.
Projeto de Fabio Morozini. Fotos: Romulo Fialdini

A varanda pode cumprir muito bem o papel de cartão de visitas, principalmente se houver uma boa integração com o living ou a cozinha.

Se deseja fazer um local de descanso, um jardim vertical ou até um ambiente de leitura, também é perfeitamente possível em um apartamento com varanda.

Diferença entra sacada, varanda e terraço: a varanda fica interligada aos cômodos como living e cozinha.
Projeto de Ana Bumachar – Fotos: Renato Navarro

Quanto a sacada, depende muito da funcionalidade dessa área no próprio imóvel. É muito comum haver sacadas em dormitórios, permitindo criar um espaço mais íntimo e aconchegante para o morador, não necessariamente para receber visitas.

Mas, como falamos anteriormente, também é comum ter sacadas espaçosas em apartamentos de alto padrão, tendo como diferencial sua estrutura no projeto arquitetônico.

Agora você pode identificar melhor essas áreas em um apartamento e adquirir com mais segurança o que se adéqua às suas necessidades. Para quem já está procurando um imóvel com sacada, varanda ou terraço, há opções de alto padrão da CRB Construtora nas cidades de Sorocaba e Campinas.

Apartamentos à venda em Sorocaba com sacada, varanda ou terraço

Áureo Portal da Colina

O Áureo Portal da Colina possui apartamentos de 142 m² a duplex na cobertura de 256 m², sendo uma opção para quem procura por imóveis com varanda ou terraço no bairro mais valorizado de Sorocaba.

Varanda Gourmet Áureo Portal da Colina
Varanda By Side Apto. 142 m² – Áureo Portal da Colina

As plantas de 142 m², por exemplo, têm varanda gourmet interligada ao living, dando maior amplitude ao apartamento. O duplex de 233 m² também possui varanda gourmet, mas com pé-direito duplo, permitindo maior entrada de luz.

Varanda Gourmet Duplex Áureo Portal da Colina
Varanda Gourmet Duplex 233 m² – Áureo Portal da Colina

Já o duplex de 256 m² conta com varanda gourmet e terraço com piscina. São detalhes essenciais para pessoas que recebem muitas visitas e gostam de exclusividade e sofisticação.

Terraço Gourmet Duplex Áureo Portal da Colina
Terraço Gourmet Duplex 256 m² – Áureo Portal da Colina

Olga Botanique

O Olga Botanique traz a tranquilidade aliada ao conforto na Avenida São Paulo, além do verde do bairro arborizado.

Os apartamentos de 115 m² possuem 1 Suíte e 2 dormitórios espaçosos e ótimos para o descanso. Já a varanda gourmet, entregue com churrasqueira a gás, garante bons momentos de lazer.

Varanda Gourmet apartamento 115 m² Olga Botanique
Varanda Gourmet Apto. 115m² – Olga Botanique

Notting Hill

O Notting Hill é um residencial para quem gosta de boa localização, praticidade e estilo. Com apartamentos studio de 37 m², possui plantas flexíveis que se adequam a diversos perfis de moradores.

Os apartamentos são extremamente funcionais e a sacada está presente neles, garantindo mais um espaço junto ao living.

Apartamento studio 37 m² com sacada Notting Hill
Studio 37m² – Notting Hill

Apartamentos à venda em Campinas com sacada, varanda ou terraço

Origem Cambuí

Origem Cambuí é o primeiro lançamento da CRB Construtora em Campinas, mais precisamente no bairro Cambuí. Suas plantas flexíveis vão de 110 m² a duplex de 194 m² e contam com sacada, varanda e terraço gourmet.

Varanda Gourmet – Origem Cambuí

O apartamento de 120 m² conta com 3 suítes, sendo 1 delas com sacada. Além disso, há uma confortável varanda gourmet interligada ao living.

Para quem prefere por terraços, existem as opções do duplex de 176 m² e 194 m². O apartamento de 122 m² também possui terraço gourmet, com acesso pelo living.

Figueira Cambuí

Em breve um novo empreendimento será lançado também no bairro campineiro, o Figueira Cambuí.

Com apartamentos de 172 m² a duplex de 288 m², o residencial será a escolha certa para quem não abre mão de uma varanda ou terraço gourmet para criar e contar novas histórias.

Fachada Figueira Cambuí em Campinas
Fachada Figueira Cambuí
Veja também:
Cozinha aberta ou fechada: qual é melhor?
Cozinha aberta ou fechada? O que analisar antes de escolher
Cor de 2021: Urbane Bronze é a cor do ano para Sherwin Williams
Cor de 2021: Urbane Bronze é a escolha da Sherwin-Williams