Arquitetura e Decoração

Morar do seu jeito: conheça a personalização de apartamentos

personalização de apartamentos: quais as possibilidades

A personalização de apartamentos é um grande diferencial e, muitas vezes, um fator decisivo de compra para quem deseja viver em um apartamento do seu jeito.

Esse tipo de serviço faz parte do mercado imobiliário de alto padrão há anos. A ideia surgiu como uma maneira de superar as expectativas e deixar a experiência de mudança rápida e satisfatória para o morador. Além disso, possibilita economizar dinheiro com eventuais reformas após a entrega do apartamento.

Para os investidores de imóveis para alugar, o serviço também é muito vantajoso. O tempo é artigo de luxo, portanto, quanto antes o imóvel estiver preparado para o uso, mais rapidamente estará disponível para aluguel. A personalização otimiza o trabalho de arquitetura, além de tornar o apartamento único.

O que pode ser feito na personalização de apartamentos

Podemos separar o serviço em dois principais grupos: flexibilização do layout da planta e de acabamentos finos.

A personalização de apartamentos na planta acontece graças ao método de construção adotado para o empreendimento. Estamos falando do concreto armado. Neste sistema estrutural, as paredes são utilizadas como vedação, não sendo fundamentais na sustentação do edifício.

Logo, isso permite a flexibilização das plantas, podendo remover algumas paredes. É diferente do método de alvenaria estrutural, em que não são permitidas tais mudanças, pois as paredes são o apoio de todo o prédio.

personalização de apartamentos permite a mudança de layout da planta

No entanto, é importante ressaltar que há limites nas modificações mesmo se tratando de concreto armado. É preciso respeitar as instalações hidráulicas e elétricas, legislações municipais e a proposta do projeto arquitetônico em si. Dessa forma, construtoras e incorporadoras informam quais tipos de alterações são permitidas, ficando a seu critério qual deseja realizar.

Podemos citar como exemplos a alteração do layout da cozinha, deixando este espaço fechado ou integrado; transformar um cômodo em um ambiente reversível (ou seja, que atenda a duas funções); ampliar o living; e alterar uma suíte simples para uma master ou transformá-la em escritório.

Escolha dos acabamentos

A segunda modalidade de personalização de apartamentos se refere aos acabamentos finos.

No “CRB Personaliza”, além de escolher entre as personalizações pré-definidas para o empreendimento, é possível optar por acabamentos especiais, que vão desde interruptores até revestimentos.

Um case de sucesso da empresa foi o residencial Le Monde Campolim, em que os futuros moradores puderam escolher entre três tipos de piso: porcelanato, laminado de madeira ou vinílico.

No Áureo Portal da Colina, além de acabamentos premium já entregues, como porcelanato e piso laminado de grandes marcas, também é possível customizar as bancadas em quartzo ou pedra especial.

Personalização de apartamentos: no Áureo Portal da Colina, é possível modificar as bancadas em quartzo ou pedra especial
Personalização de apartamentos: no Áureo Portal da Colina, é possível modificar as bancadas em quartzo ou pedra especial
Cozinha do apartamento decorado de 142m² Áureo Portal da Colina

Na cozinha, ainda é possível alterar o layout, inserindo uma divisória reversível no ambiente. Além disso, há a personalização nos banheiros com a aplicação de box de vidro do piso ao teto.

faça o tour virtual do Áureo Portal da Colina

Na cidade de Campinas, os lançamentos da construtora também possuem personalização.

Os apartamentos e coberturas duplex do Figueira Cambuí têm a opção de acabamentos especiais para o hall privativo. Bancadas da cozinha, varanda gourmet e banheiros também estão inclusas na personalização.  

Personalização de apartamento: varanda gourmet do residencial Figueira Cambuí tem bancada que pode ser personalizada pelo cliente
Varanda Gourmet apartamento Sky Window de 172m² Figueira Cambuí

Há outros itens entregues que conferem mais comodidade e praticidade ao cliente. Entre eles, está a preparação para automação residencial, instalação de tomadas USB, fechadura digital, toalheiro térmico nos banheiros e ponto de recarga para automóveis elétricos.

São diferenciais que não entram na modalidade de personalização dos residenciais, mas deixam os imóveis preparados para um futuro cada vez mais tecnológico.

O que você personalizaria no apartamento?

Como vimos neste artigo, personalizar permite ter um imóvel que expresse o seu estilo, algo essencial quando falamos de morar bem. E após entender as principais vantagens e características desse serviço, nos conte: o que você gostaria de personalizar no seu apartamento antes mesmo de entrar nele?

Veja também:
Decoração: indo além de ambientes bonitos
Brasilidade na decoração: o novo luxo que remete às origens