Arquitetura e Decoração

Como montar um closet no apartamento: ideias e orientações

montar um closet no apartamento: dicas e inspirações

Praticidade, fácil manutenção e harmonia com a decoração. Estas devem ser as características básicas de um closet. Para tanto, é preciso planejamento e conhecer as possibilidades disponíveis para diferentes gostos e espaços. Confira neste artigo como montar um closet no apartamento e ideias inspiradoras e repletas de sofisticação.

Montar um closet no apartamento: por onde começar

Assim como em qualquer outro ambiente da casa, o formato do closet e sua decoração devem atender, principalmente, o seu estilo de vida. Portanto, avaliar como é sua rotina e a quantidade de peças a serem armazenadas no closet é fundamental.

Vamos supor que seus sapatos sejam todos sem salto. Logo, sua sapateira pode ter altura e profundidade adequadas para esse estilo de calçado. Ou ainda prever nos armários uma gaveta para guardar documentos importantes ou espaço para deixar o celular carregando enquanto se veste.

Após decidir quais são as suas necessidades e como o closet vai facilitar a sua rotina, partimos para o próximo passo: onde montar um closet no apartamento?

Escolhendo o espaço para o closet

Isso pode até parecer óbvio, mas decidir bem o espaço é importante para evitar frustrações com esse ambiente no futuro.


Apartamento decorado do Áureo Portal da Colina. Suíte Master possui área para closet logo na entrada do quarto.
O closet de canto e com iluminação interna é sugestão para a suíte master do apartamento Áureo Portal da Colina

O mais comum é ter um closet dentro do quarto. Em algumas suítes master, é possível instalar logo na entrada do ambiente, deixando a cama em um espaço mais reservado.

Se for construir ou fazer uma reforma para deixar o closet encostado na parede do banheiro, recomenda-se atenção com o revestimento e impermeabilização, para evitar umidade e mofo nos armários.

Walk-in closet no apartamento: tem um cômodo exclusivo para os armários, com amplitude e boa circulação
Perspectiva walk-in closet do apartamento 129m² DOC Campolim

Outra possibilidade é ter um cômodo exclusivo para isso, conhecido também como walk-in closet. Muito visto no exterior (e em filmes), o walk-in closet permite caminhar pela área e há armários, gavetas e prateleiras em quase todas as paredes. É uma estrutura interessante para casais ou quem tem muitas roupas, sapatos e acessórios.

A altura e profundidade do closet

A recomendação geral é que a marcenaria tenha profundidade de 60 cm, para evitar que as roupas fiquem amassadas. Atenção também na altura dos varões, que pode variar entre 70 cm (para calças e saias) até 160 cm (ideal para pendurar vestidos e casacos longos).

Para gavetas, a largura oscila entre 30 a 60 cm, enquanto a altura fica em torno de 8 a 45 cm, dependendo do que for guardar em cada uma. As corrediças devem ter boa resistência e a instalação de freios para as gavetas mais profundas é recomendado.

Para montar um closet, avalie quantidade de peças e acessórios para escolher o melhor mobiliário.
Closet possui portas de vidro e área reservada para bolsas e acessórios. Projeto: Moderne Arquitetura/Foto: Ronaldo Ribeiro

Quando se opta por fazer um closet sob medida, a possibilidade de adequar ao que você realmente precisa é a grande vantagem. Você não precisará de varões com altura de 160 cm se não tiver vestidos longos, por exemplo. Se for um closet para casal, pode haver diferentes varões e gavetas para aproveitar o espaço de acordo com as demandas de cada um.

Neste apartamento, closet conta diferentes de varões e prateleiras para bolsas
A altura dos varões desse closet atendem ao estilo e comprimento das peças. Projeto: Suite Arquitetos/Foto: Ricardo Bassetti

Essas dicas também valem para a sapateira, que pode ter prateleiras com alturas diferentes de acordo com o estilo do sapato: mais altas para botas e salto alto, mais baixas para sapatilhas e chinelos. Certifique-se apenas de que não tenham muita profundidade, para nenhum calçado ficar escondido (e esquecido).

Os estilos de closets para apartamento

Closet aberto ou fechado? Com portas de abrir ou correr? Existem diferentes formas de montar um closet no apartamento. Novamente, o que importa é estar de acordo com suas necessidades, espaço e decoração do restante do quarto.

As portas de abrir ocupam mais espaço e, em cômodos mais compactos, podem comprometer a circulação. Para evitar esse problema, há as portas de correr ou de dobrar. As de embutir exigem mais trabalho e um custo maior, mas chamam a atenção por “sumirem” quando abertas.  

Caso opte pelo closet todo aberto em um cômodo exclusivo para ele, avalie colocar uma porta logo na entrada, assim não se preocupa com a bagunça no ambiente em algumas ocasiões.

Como montar um closet no apartamento: armários sem portas facilitam na escolha do que vestir e onde encontrar a peça desejada
Closet aberto facilita na decisão de qual peça escolher, pois permite visualizar todas as roupas. Projeto: Archi [lab]/Foto: Isabela Mayer

Montar um closet com portas de vidro tem sido tendência, pois apresenta um layout muito sofisticado e visualização de todas as peças com facilidade. As opções de madeira são charmosas e elegantes, e podem combinar com outros revestimentos ou mobiliários do quarto, dando certa continuidade no décor.

No Figueira Cambuí, a sugestão é um closet de canto, com portas de vidro e luz dentro dos armários.
Perspectiva de closet com portas vidro na suíte master do duplex Figueira Cambuí

Outros elementos essenciais para montar um closet

Decidiu onde instalar e como será seu closet no apartamento? Agora vamos para outros itens básicos que fazem diferença na hora de utilizar o espaço.

  • Iluminação: Nada de ter dificuldade ao procurar suas peças e acessórios. A iluminação do closet merece atenção e deve ser bem difusa. Se houver uma janela por perto, a luz natural também será de grande ajuda durante o dia.

    Outro recurso são os spots, que devem ser direcionados aos pontos que deseja iluminar para evitar sombras. A recomendação é instalar próximo ao armário e prateleiras. A iluminação de LED dentro dos armários também é uma alternativa que tem ganhado muitos adeptos.
  • Espelho: Certifique-se de ter um espelho de corpo inteiro no closet. Pode ser instalado na porta (como em armários todo espelhado) ou na parede.
  • Piso: Procure utilizar o mesmo piso em todo o dormitório, incluindo a área do closet. Opte por um material confortável, principalmente pelo fato de muitos circularem nesse ambiente descalços. Os tapetes também são solução que colaboram no conforto e decoração.
  • Puff: Preveja espaço para um puff ou poltrona para ser um apoio enquanto troca os sapatos, por exemplo. Dependendo do formato do closet, o puff pode ser colocado ao centro ou encostado na parede. Confira se a circulação não será comprometida e garanta uma boa distância para abrir as gavetas e portas sem precisar arrastar o móvel a todo momento.

Montar um closet envolve detalhes que influenciam consideravelmente no resultado. Com essas dicas e com a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores, criar o seu projeto com funcionalidade e praticidade com certeza será mais simples. Gostou das ideias que selecionamos? Qual estilo de closet você mais gosta?

Veja também:
Cozinha aberta ou fechada: qual é melhor?
Cozinha aberta ou fechada? O que analisar antes de escolher
Home Office: o novo jeito de trabalhar ao seu alcance