Arquitetura e Decoração

Iluminação natural no apartamento: entenda a importância

Sala de jantar com varanda gourmet

A iluminação natural no apartamento é um elemento que influencia tanto na estética quanto no conforto do imóvel. Na arquitetura, trabalhar com esse tipo de luz exige muito estudo. Isso porque implica na profundidade dos cômodos, abertura de portas e janelas, altura do pé-direito e até a posição do empreendimento em relação ao sol, uma vez que seu percurso muda conforme as estações do ano.

Quais as vantagens da iluminação natural no apartamento?

A luz solar, que é de extrema importância para a sobrevivência do ser humano, traz diversos benefícios ao nosso dia a dia. Podemos resumir em pelo menos 3 tópicos:

  1. Colabora na saúde e bem-estar dos moradores
  2. Traz mais conforto e valoriza o imóvel
  3. Ajuda na economia de energia

Vamos explicá-los mais detalhadamente a seguir:

1. Colabora na saúde e bem-estar dos moradores

Quanto melhor a incidência da luz no apartamento, menor é a chance de aparecer fungos e ácaros, alguns dos responsáveis pelo desenvolvimento de alergias e problemas respiratórios. Ela também influencia em nosso ciclo circadiano, ou seja, o relógio biológico.

Iluminação natural em apartamentos melhora bem-estar

Todos os seres vivos possuem esse relógio interno que regula as suas atividades por um período de cerca de 24 horas. Esse processo é chamado de ciclo circadiano e é influenciado principalmente pela luz. 

Ao sermos expostos pela luz ou a falta dela ao longo do dia, o núcleo supraquiasmático, estrutura presente no cérebro que recebe sinais da retina, a interpretará e enviará comandos ao corpo. Isto influencia em fatores como:

  • Horário do sono;
  • Estado de alerta;
  • Pressão sanguínea;
  • Metabolismo;
  • Temperatura corporal;
  • Apetite.

Diversos estudos já concluíram que interferir no relógio biológico pode acarretar graves distúrbios do sono, mas as implicações vão além disso.

Iluminação natural colabora na produtividade no trabalho

A falta de exposição a luz do sol também pode desenvolver transtornos do humor, tais como a depressão e o transtorno afetivo sazonal (TAS). Já no ambiente de trabalho, os funcionários podem apresentar menor desempenho, falta de agilidade mental, sonolência e ansiedade se o ambiente não apresentar iluminação adequada. A luz artificial, por mais que permita diversas possibilidades ao ser humano, não consegue oferecer os mesmos benefícios da natural. Além de causar confusão ao corpo que se adaptou a responder aos estímulos do sol, gera aquecimento do espaço e tem alto custo de manutenção.

2. Traz mais conforto e valoriza o imóvel

A iluminação natural é uma fonte que garante transformações significativas no lar. Há a luz suave do amanhecer e do entardecer, o sol do meio-dia que traz sombras duras ou a iluminação difusa de dias nublados. Um projeto inteligente que considera a luz solar é capaz de criar ambientes que transmitem variadas sensações.

Perspectiva da cozinha do apartamento 142m² do Áureo Portal da Colina
Perspectiva da cozinha do apartamento 142m² do Áureo Portal da Colina

A iluminação natural no apartamento o torna muito mais confortável e estimula de maneira mental e visual as pessoas. As partículas de luz permitem uma percepção mais ampla do ambiente e muitas vezes se tornam um diferencial no projeto arquitetônico, pois imóveis que possuem bom aproveitamento da iluminação natural são mais valorizados.

3. Ajuda na economia de energia

Além de tudo isso, a iluminação natural no apartamento colabora na redução do consumo de energia, afinal, quando bem iluminado, possibilita menor uso de lâmpadas durante o dia. E se aliada a uma adequada ventilação, colabora no conforto térmico, ou seja, haverá economia também por parte do ar-condicionado.

Como deve ser a iluminação dos cômodos

Ao visitar ou conhecer o projeto de um empreendimento residencial é importante notar quais os cômodos mais recebem iluminação natural.

Perspectiva suíte master com varanda. Apartamento 142m² Áureo Portal da Colina
Perspectiva suíte master com varanda. Apartamento 142m² Áureo Portal da Colina

Os cômodos onde o morador permanece por mais tempo, como o quarto, é recomendado que recebam os primeiros raios de sol logo pela manhã. Dessa maneira, recebem luminosidade adequada e não ficam muito quentes no final do dia. Ter varandas ou sacadas também colabora na iluminação e a ventilação.

A cozinha e área de serviço também podem se beneficiar com a iluminação natural no apartamento. Combinada com uma boa circulação de ar, traz mais conforto e facilidade para a realização das tarefas rotineiras, como a preparação de refeições. Sem contar que dá um toque único aos ambientes.

Não há dúvidas do quanto a luz natural, em qualquer ambiente, colabora com a saúde mental e física do ser humano. Por isso, quando procurar por um apartamento para morar, preste atenção neste detalhe, pois com certeza influenciará na forma que irá usufruir o seu imóvel.

Apartamentos com iluminação natural em Sorocaba

Áureo Portal da Colina

O Áureo Portal da Colina é um empreendimento inspirado na arquitetura oriental, arte com raízes milenares que valoriza os espaços, o equilíbrio e a boa iluminação e ventilação naturais.

Os apartamentos vão de 142m² a duplex na cobertura de 256m², projetados para surpreender e oferecer conforto e sofisticação, inclusive com uma boa incidência de luz e circulação de ar.

As varandas gourmet suspensas proporcionam amplitude aos apartamentos e a decoração com árvores frutíferas, colaborando na sensação térmica e na atmosfera de se morar em uma casa.

Varanda gourmet do apartamento Áureo Portal da Colina
Perspectiva varanda gourmet do apartamento 142m²

O empreendimento com 2 torres e 25 pavimentos foi estrategicamente posicionado de forma a aproveitar o nascer e o pôr-do-sol, na rua Paulo Antônio do Nascimento, no bairro Jardim Portal da Colina.

Olga Botanique

O Olga Botanique é um residencial que une a sofisticação com a tranquilidade no melhor ponto da Avenida São Paulo, em Sorocaba. Com ambientes integrados para unir a família e os amigos, os apartamentos de 115m² contêm cozinha com iluminação e ventilação naturais.

Perspectiva living apartamento 115m² Olga Botanique
Perspectiva living apartamento 115m²

A varanda gourmet interligada ao amplo living e cozinha também favorece a circulação de ar e incidência de luz, combinadas ao conforto necessário para a rotina.

O empreendimento também está em uma localização especial, valorizada e arborizada. Detalhes que viabilizam conforto térmico, bem-estar e a segurança de ter feito um bom investimento.

Veja também:
Suíte master, Suíte e Demi-suíte: qual a diferença?
Tipos de cubas para banheiros
Quais os tipos de cubas para banheiro? Mostramos 7 opções