Arquitetura e Decoração

Dia Mundial da Arquitetura: conheça 6 arquitetos que inspiram nossa equipe

dia mundial da arquitetura - conheça 6 arquitetos renomados e suas obras

Em toda primeira segunda-feira de outubro é comemorado o Dia Mundial da Arquitetura. A data foi criada pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) em 2005 como uma maneira de destacar a responsabilidade dos arquitetos com relação ao futuro das cidades.

Também é uma data interessante para revisitar grandes obras, conhecer novos projetos e profissionais que encantam e causam transformações com a arquitetura. Por isso, neste Dia Mundial da Arquitetura 2020, fizemos um convite aos arquitetos da CRB Construtora e pedimos para que cada um compartilhasse suas principais referências na profissão.  

Marcio Kogan

Marcio Kogan é natural de São Paulo e fundador do renomado Studio MK27, escritório criado nos anos 70 e que coleciona mais de 250 prêmios nacionais e internacionais pelos projetos desenvolvidos por Kogan e sua equipe.

Dia Mundial da Arquitetura: Marcio Kogan, arquiteto brasileiro renomado

Suas obras valorizam o modernismo brasileiro e têm como missão repensar e dar continuidade ao movimento arquitetônico. Com linhas que enaltecem a simplicidade formal, os projetos apresentam um rico cuidado e atenção aos detalhes e acabamentos.

Para a arquiteta Fernanda Silvestre, o estilo de Kogan sempre foi uma importante referência. “Sou grande fã da Arquitetura Moderna e ele sempre faz uso de linhas retas em seus projetos, utilizando materiais sustentáveis e naturais”.

O projeto do Studio MK27 realizado para a Livraria Cultura, localizada no Shopping Iguatemi São Paulo, é um dos preferidos de Fernanda. A integração dos espaços é o que mais chama a atenção. “De qualquer ponto da obra é possível visualizar todo o ambiente, o que funciona muito bem para uma livraria”.

  • dia-mundial-da-arquitetura-livraria-cultura

Renzo Piano

Comparado a Leonardo da Vinci e Michelangelo por sua curiosidade intelectual e capacidade de resolução de problemas, Renzo Piano é um italiano com abordagem sensível e sofisticada na arquitetura, com projetos de edifícios e museus espalhados pelo mundo.

Dia Mundial da Arquitetura: Renzo Piano é arquiteto admirado por sua versatilidade

Natural de Gênova, estudou arquitetura em Milão e teve destaque na área cedo: aos 34 anos, após ganhar o concurso de projeto para o Centro Pompidou, junto com o também renomado arquiteto Richard Rogers. Em 1981, fundou sua empresa Renzo Piano Building Workshop.

Para o arquiteto e gerente de projetos Paulo Ruvina, Renzo Piano é um camaleão na arquitetura. “Ele tem a capacidade de se reinventar sem deixar de lado o belo, algo traduzido em um ritmo muito bem cadenciado em suas obras”.

Por ser tão versátil, Ruvina alega ser difícil escolher por um único projeto de Piano. Mas há uma frase do arquiteto que o inspira muito:

Arquitetura é como um iceberg, a parte visível é muito pequena em relação ao que está oculto. O que fica além da fachada de um edifício é a vida.

Renzo Piano
  • dia-mundial-da-arquitetura-the-shard

Lina Bo Bardi

Lina Bo Bardi (1914-1992) foi uma das arquitetas de maior importância para a arquitetura brasileira do século XX. Na verdade, sua expressividade influencia positivamente até hoje.

Dia Mundial da Arquitetura: Lina Bo Bardi, arquiteta brasileira

Ítalo-brasileira, Lina se destacou por entender profundamente a cultura do Brasil para o desenvolvimento de suas obras. Sua consolidação na arquitetura moderna aconteceu quando se mudou do Rio de Janeiro para São Paulo, junto com seu marido, jornalista e historiador Pietro Bardi. A mudança ocorreu devido ao convite para Bardi fundar e dirigir o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP.  

Lina Bo Bardi está entre as principais referências das arquitetas Evelyn Andrade e Amanda Mariano. “Ela projetava não somente a forma, dava vida aos espaços através do uso. Uma profissional a frente do seu tempo”, afirma Amanda. Sua escolha pela Lina vai além da arquitetura, é também sobre representatividade. 

  • Dia mundial da arquitetura - Lina Bo Bardi - MASP

“São muitos os projetos que me inspiram, mas escolho destacar o MASP e o SESC Pompéia, já que são de fácil identificação por qualquer pessoa”. De acordo com Amanda, as obras realizadas foram feitas não somente para serem admiradas, mas também vivenciadas.

Evelyn admira a profissional pelo conceito de suas obras, soluções adotadas e estética. É possível identificar o estilo e linhas de desenvolvimento por se tratar de uma arquitetura autoral.

Biselli Katchborian, FGMF, Una Arquitetos e Zara Hadid são outras referências que a arquiteta Evelyn destaca. “Acredito que todos eles possuem em comum a intenção de propor algo inovador e que traga solução ao espaço de uma maneira singular, além de ser sempre estruturas imponentes e que impactam de maneira positiva o entorno”.

Mies van der Rohe

Lilian Sanches também faz parte da equipe CRB e diz que a arquitetura pura, de linhas precisas e essenciais, sem necessidade de muitos adornos para se justificar, é o estilo mais impressionante para ela.

Dia Mundial da Arquitetura: Mies van der Rohe é um dos mestres da arquitetura modernista

Mies van der Rohe (1886-1969) representa essa essência. Nascido na Alemanha, é considerado um dos mestres da arquitetura moderna e do minimalismo. Obcecado pela simplicidade, suas obras são ricas em detalhes e elegância. As mais emblemáticas são o Pavilhão de Barcelona (1929), a Farnsworth (1950) e o Edifício IBM (1973).

O menos é mais.

Mies van der Rohe

Um arquiteto vanguardista, que também foi escolhido como referência pela Camila Silva. “Me impressiona a maneira que ele consegue manter o equilíbrio entre a beleza e a funcionalidade, e o emprego dos materiais de acordo com o entorno em que será construído”, afirma a arquiteta e urbanista.

Rem Koolhaas

Fundador do Escritório de Arquitetura Metropolitana (OMA), Rem Koolhaas é um arquiteto e designer holandês que iniciou sua formação em 1968 e é um dos mais influentes profissionais da área. Suas obras são vistas como ousadas, marcantes e que ultrapassam os limites da arquitetura.

Dia Mundial da Arquitetura: Rem Koolhaas, um dos arquitetos mais influentes do mundo

Koolhaas é uma das referências de Luiz Fernando Lima, coordenador de projetos executivos da CRB. Ele enxerga nas obras do arquiteto uma relação forte com o entorno e, em alguns momentos, um contraste entre o antigo e o atual.

Como obra preferida, cita a sede da CCTV, localizada em Pequim (China) e considerada como Melhor Edifício em Altura do Mundo. “O projeto busca dinamismo, relação entre cheio e vazio, e tem um caráter estético contemporâneo em que temos um equilíbrio entre forma, arquitetura e estrutura”, afirma Lima.

Jacobsen Arquitetura

Obras que se integram ao meio ambiente, possuem amplitude e peças de design marcante são as mais admiradas pela arquiteta Carin Maniezo. “Para mim a arquitetura tem a sua beleza em diferentes formas, não está presa a estilos e modismos”.

Dia Mundial da Arquitetura: Bernardo Jacobsen, Paulo Jacobsen e Edgar Murata são arquitetos sócios do renomado escritório Jacobsen Arquitetura
Bernardo Jacobsen, Paulo Jacobsen e Edgar Murata

O escritório Jacobsen Arquitetura, segundo Carin, é um exemplo disso, pois cria obras contemporâneas fluídas e limpas em suas formas. Além disso, busca um diálogo profundo entre arquitetura e natureza, o que contribuiu para o desenvolvimento do conceito “arquitetura tropical”. Uma estética contemporânea com raízes coloniais e indígenas, influenciada pelo modernismo.

Atualmente, o Jacobsen Arquitetura é comandado pelos arquitetos e sócios Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen e Edgar Murata, com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Lisboa.

  • Residência RL, em Bragança Paulista (SP). Foto: Fernando Guerra
  • Residência RL, projeto de 856m² tem paisagem para densa reserva de Mata Atlântica Foto: Fernando Guerra
  • Projeto possui  estrutura de aço, pedra bruta, madeira natural e vidro. Foto: Fernando Guerra
Veja também:
Brasilidade na decoração: o novo luxo que remete às origens
Decoração: indo além de ambientes bonitos