Arquitetura e Decoração

Decoração de verão no apartamento: confira 5 dicas

decoração de verão no apartamento

O verão pede algumas adaptações para manter o apartamento mais fresco e combinando com a estação mais vibrante do ano. Há maneiras práticas, simples e eficientes de se conseguir isso. Separamos 5 dicas e selecionamos diversas inspirações para deixar o seu apartamento com uma decoração de verão incrível.

Decoração de verão no apartamento: como aplicar

1. Aposte em tecidos leves e naturais

O verão pede tecidos fluidos e macios. A sugestão é utilizar linho e algodão, que são leves e refrescantes, diferente dos materiais sintéticos. Outro ponto interessante é que os tecidos naturais são muito elegantes e charmosos. Use-os em cortinas, roupas de cama, sofás e até em almofadas.

Decoração de verão no apartamento: Cortinas leves combinam com o clima de verão e permitem que entre mais luz nos ambientes.
Cortinas leves combinam com o clima de verão e permitem que entre mais luz nos ambientes. Imagem: Áureo Portal da Colina

Você pode investir tanto nos clássicos tons de bege e branco, como também em cores como azul, verde e rosa, que combinam muito com a estação.  

2. Explore as cores claras e vibrantes

Tons claros têm o benefício de absorver menos calor, por isso são muito utilizados para trazer mais frescor e iluminação aos ambientes. As cores mais comuns são o branco e bege nas paredes, cortinas e móveis.  

Cores claras absorvem menos calor e colaboram no frescor do apartamento.
Cores claras absorvem menos calor e colaboram no frescor do apartamento.
Projeto: Taina Cassill/ Foto: Chad Mellon

Além dessas tonalidades, as opções mais enérgicas também são muito bem-vindas para criar um apartamento com a cara do verão. As sugestões são tons de azul, verde, rosa, laranja e amarelo. Cores que remetem ao clima tropical, vegetação e mar.

Cor azul e elementos em madeira dão ar leve à decoração de verão. Foto: Kaleidoscope Living
Cor azul e elementos em madeira dão ar leve à decoração de verão.
Foto: Kaleidoscope Living

3. Espalhe pequenos toques de cor

Quem prefere fazer pequenas mudanças para uma decoração de verão no apartamento, a ideia é colocar alguns toques de cor pela casa. Ou seja, opte por móveis e objetos coloridos ou com estampas tropicais.

Móveis, puffs e quadros coloridos dão o toque ideal de verão. Foto: Joss&Main
Móveis, puffs e quadros coloridos dão o toque ideal de verão. Foto: Joss&Main

O jogo de cama também entra na lista. Que tal escolher um com uma paleta de tons quentes e alegres? Estampas de folhagens e flores também são ótimas sugestões para um clima mais fresh na suíte.

Quadros e fotografias ajudam na composição de um living leve. Na cozinha, invista em utensílios coloridos e vibrantes, tais como copos, sousplat, talheres e pratos.

  • decoração de verão no apartamento
  • decoração de verão no apartamento: utensílios coloridos na cozinha

4. Deixe as plantas emoldurarem seu lar

Plantas dão mais do que um toque decorativo para o apartamento. Elas remetem ao bem-estar e colaboram na sensação térmica, mantendo a umidade do ar e ajudando a usar menos o ar-condicionado.

  • Decoração de verão no apartamento com plantas
  • Decoração do apartamento com plantas

Além do living e varanda, as plantas podem estar em quartos, escritórios, cozinhas e até em banheiros. O clima fresh pode estar em qualquer lugar do seu apartamento com a ajuda das plantas, sejam em pequenos vasos ou em jardins verticais.

Decoração de verão no apartamento: use plantas para trazer um ar fresh
Jardim vertical no Banheiro Suíte Master Figueira Cambuí

5. Prepare sua área externa

Seu apartamento possui varanda gourmet, terraço ou Garden? É hora de aproveitar ao máximo esses ambientes como um local de convívio e relaxamento.

No verão, esses ambientes têm tudo para ser o grande charme do lar e até sua nova sala de estar se tiver um décor aconchegante. Também é um ótimo local para fazer happy hour e receber convidados e familiares.

Madeira em móveis e forro deixam o ambiente do Figueira Cambuí mais aconchegante,
combinando com o verão

Aqui, valem as mesmas dicas para o interior do apartamento. Opte por móveis, acabamentos e itens decorativos de materiais naturais, tais como madeira, palha e cerâmica. Arremate a decoração com plantas, pequenas árvores frutíferas ou jardins verticais.

  • decoração de verão no apartamento: é hora de deixar sua área externa mais convidativa para a estação
  • Ombrelones em terraços

Se há piscina, hidro spa ou uma área descoberta em sua área externa, ombrelones são itens indispensáveis para os dias de sol. Além de funcionalidade, trazem charme para seu garden ou terraço.

Veja também:
personalização de apartamentos: quais as possibilidades
Morar do seu jeito: conheça a personalização de apartamentos
Tipos de cubas para banheiros
Quais os tipos de cubas para banheiro? Mostramos 7 opções