Arquitetura e Decoração

Decoração de primavera: o leve ar primaveril no seu apartamento

decoração de primavera:

Uma estação repleta de dias ensolarados e cores. Uma decoração de primavera pode ser vibrante, refrescante, leve ou até romântica com suas flores. Confira as ideias especialmente selecionadas por nós e deixe o ar primaveril invadir seu apartamento.

Viva as cores

Pintar as paredes com tons alegres e que remetam à natureza vai, com certeza, transformar o décor do seu apartamento. Tonalidades de verde, rosa, lilás, amarelo e azul são ótimas escolhas.

Decoração de primavera: cores alegres, vibrantes ou suaves, são atmosfera da estação

Considere a paleta de cores já presente nos ambientes para escolher a nova cor que mais combinará com seu estilo e o do seu apartamento. Em ambientes neutros é mais fácil inserir pontos de cor vibrantes e estampas.

Se quer uma solução mais prática que não envolva tintas, aposte nos papéis de parede.

Decoração de primavera: aposte também em papéis de parede com estampas delicadas e florais
Papel de parede De Gournay

Mix de estampas

Deseja fazer pequenas e rápidas mudanças para uma decoração de primavera no seu lar?  

Experimente trocar as almofadas por opções com estampas botânicas e com cores claras e suaves. Podem ter diferentes tamanhos e estilos. Se o restante do décor for neutro, as almofadas criarão um ponto de contraste muito interessante.

Troque as capas de almofadas para uma decoração inspirada na primavera
Coleção almofadas com estampa floral Zara Home

Outra opção é mudar o jogo de cama, adicionando um pouco de cor e estampas florais na composição.  

Urban Jungle

Uma tendência para qualquer estação. As plantas são muito bem-vindas para dar uma atmosfera fresh. E a primavera inspira ainda mais a mantê-las por perto.

Urban jungle é uma tendência e opção de criar um décor primaveril
Projeto Denise Barreto/Imagem Julia Ribeiro

Misture diferentes espécies, tamanhos e cores para fazer uma verdadeira floresta urbana. Vasos coloridos ou estampados também ajudam na composição de um lar com cara de primavera.

Já pensou em ter plantas frutíferas na varanda do seu apartamento? Isso é possível graças a espécies que podem ser plantadas direto em vasos, como a jabuticabeira e o limoeiro.  

Leves cortinas

Essa estação por aqui tem altas temperaturas, então a principal recomendação é deixar o ar circular com as janelas abertas. Porém, cortinas são essenciais no dia a dia e colaboram muito para uma decoração de primavera.

Cortinas com tecidos leves colaboram para uma decoração leve e primaveril
Imagem Raphael Briest

Por isso, opte por tecidos leves como linho e voil. Quanto às cores, as tonalidades claras como lavanda, branco, bege e variações de azul são boas sugestões. Siga essas orientações para ter uma iluminação difusa encantadora ao longo do dia.

Dias floridos

Flores são a principal representação da primavera, e claro que elas estariam entre as nossas sugestões.

Arranjos de flores na mesa de centro, jantar ou em aparadores são maneiras práticas de trazer a primavera para o lar. Atente-se às cores da flor que escolher e se o ambiente oferece o essencial para que a espécie se adapte bem, como iluminação e ventilação natural.  

Decoração com fundo neutro permite brincar mais com as cores não apenas das flores, mas dos vasos também. Em caso de um living, suíte ou cozinha vibrantes, opte por espécies com cores menos chamativas.

Se prefere evitar plantas e flores no seu apartamento, é possível ter um pouco de primavera com quadros, fotografias e até louças que representem a flora!

Louças com estampas florais e botânicas ajudam na decoração de primavera
Coleção de louça com estampa floral Zara Home

Madeira e frescor

A primavera remete à leveza e natureza. Uma maneira de trazer isso por meio dos móveis é optar por aqueles feitos de madeira, seja com um design mais rústico ou moderno.

Cadeiras com palhinha são tendência e ajudam na vibe de casa do campo, com decoração leve e delicada
Projeto de Fernanda Moreira

Cadeiras, aparadores e cristaleiras com detalhes em palha ou outros materiais naturais vão dar toque de frescor, delicadeza e a sensação de uma casa aconchegante e do campo.

Veja também:
7 tendências de decoração para apartamento em 2017
Home Office: o novo jeito de trabalhar ao seu alcance