Arquitetura e Decoração

Cozinha aberta ou fechada? O que analisar antes de escolher

Cozinha aberta ou fechada: qual é melhor?

A cozinha aberta e a fechada, por mais que tenham propostas diferentes, podem ser funcionais, elegantes e criativas. Além disso, esse ambiente tem papel fundamental em um lar, sendo para algumas pessoas um lugar de histórias e diversão. Por isso, merece atenção no momento de decorar e definir seu layout.

Para te ajudar a definir qual é o melhor para você, elencamos alguns pontos que devem ser analisados.

Como é uma cozinha aberta

Conhecida também como “cozinha integrada”, a cozinha aberta é interligada a sala de jantar e de estar. Às vezes, tem apenas uma bancada ou ilha como divisória. É um formato muito presente, principalmente, em apartamentos compactos. Entretanto, em imóveis com metragens generosas ela também ganha projetos incríveis.

Mais convivência

A principal característica da cozinha aberta é a integração entre os ambientes do apartamento, que proporciona aos moradores mais interação, seja entre eles mesmos ou com os convidados para um almoço ou jantar especial.

Perspectiva cozinha aberta com ilha do apartamento de 172m² - Figueira Cambuí
Cozinha aberta com ilha do apartamento Open Living de 172m² – Figueira Cambuí

Para quem prefere cozinhar com companhia, é também uma ótima opção, pois todos podem participar da preparação ou aproveitar um drink na bancada enquanto conversam. Já para quem mora sozinho, a cozinha aberta possibilita assistir TV enquanto faz ou aprecia suas receitas.

Sensação de amplitude e mais luminosidade

Se há menos paredes, há mais aproveitamento do espaço. A cozinha aberta é ideal para quem busca por mais amplitude e fluidez no apartamento, principalmente nas versões studio.

Cozinhas abertas são comuns em apartamentos studio, dando mais amplitude - Perspectiva studio 36m² Notting Hill
Cozinhas abertas são comuns em apartamentos studio, dando mais amplitude – Studio 36m² Notting Hill

Outro benefício é a melhor difusão da luz, proporcionada também pela menor quantidade de paredes. Se for um apartamento com boa iluminação e ventilação natural, essa vantagem se destaca mais ainda em uma cozinha aberta.

É sempre tendência e permite decoração única

A cozinha aberta existe há anos, mas é um layout que sempre é possível reinventar e dificilmente sairá de moda. Quando pensada com cuidado, se torna um destaque no apartamento, seja com uma decoração elegante, industrial, contemporânea ou qualquer outra.

Aliás, para quem prefere seguir um único estilo de decoração, a cozinha integrada com a sala permite a unidade visual entre os ambientes. Isso pode facilitar na concepção do projeto e escolha dos materiais, móveis, cores e demais elementos.

Projeto de cozinha integrada valoriza a luz natural no apartamento decorado de 142m² 
 Áureo Portal da Colina
Cozinha integrada traz o estilo contemporâneo no decorado de 142m² – Áureo Portal da Colina

Mas, para quem imaginou esse ambiente totalmente diferente da sala de estar e jantar, muito provavelmente terá que fazer adaptações para que essas áreas se conversem.

Porém, em decorações mais ousadas que prezem por um limite entre os ambientes, há como dar toques únicos para cada área, sem que cause estranheza na integração.

Odores na preparação dos alimentos

Na cozinha aberta é normal que o cheiro se espalhe enquanto prepara as refeições, sendo um incômodo para alguns. Apesar disso, é algo que pode ser resolvido com a instalação de uma coifa, exaustor ou depurador adequados para o tamanho da cozinha.

Mais organização e menos armários

Os moradores podem ficar incomodados com a louça acumulada na pia, ainda mais com convidados. Sendo assim, a cozinha aberta exigirá mais organização. No entanto, uma cuba mais funda, uma lava-louças ou até uma bancada mais alta, deixando a pia menos aparente, podem ajudar.

Neste apartamento, a cozinha é totalmente aberta e possui apenas uma bancada
Neste apartamento, a cozinha é totalmente aberta e possui apenas uma bancada. Projeto: Leandro Garcia / Fotos: Fran Parente

Quanto aos armários, é preciso levar em consideração a quantidade de eletrodomésticos e utensílios usados na rotina dos moradores. Uma parede a menos na cozinha pode fazer falta em certos contextos, mas ter uma despensa auxilia na organização.

Nos apartamentos de alto padrão do Figueira Cambuí, por exemplo, há um espaço reservado para a despensa, seja na versão cozinha aberta ou fechada. Uma comodidade a mais para quem escolher viver no charmoso bairro Cambuí, em Campinas.

O conceito de cozinha fechada

Mais conhecida e tradicional, a cozinha fechada é separada dos demais ambientes. É uma ótima opção, principalmente, para aqueles que preferem uma área mais independente do restante do apartamento. E atenção, por mais que seja um conceito mais tradicional, também pode surpreender no décor.

Versatilidade na decoração

Para aqueles que desejam um décor na cozinha que se destaque do restante da casa, essa opção de layout oferece a versatilidade necessária. Por estar à parte da sala de jantar e estar, a preocupação em ter uma unidade visual desaparece: pode optar por outros pisos, móveis, materiais e cores.  

Marcenaria cinza e repleta de detalhes dão charme para a cozinha fechada
Marcenaria cinza e repleta de detalhes dá charme para a cozinha fechada. Projeto: Tria Arquitetura / Foto: Alessandro Guimarães

Cheiros dos alimentos isolados no ambiente

Todo o odor quando cozinhar ou fritar alimentos ficará apenas na cozinha fechada. Isso muitas vezes é um fator decisivo na hora de escolher o layout, que afeta diretamente na rotina.

Mas é importante ressaltar que isso não anula a importância de ter uma coifa, exaustor ou depurador na cozinha. Janelas para circulação do ar também ajudam de maneira significativa.

Menos preocupação com a organização

Sujou a louça e quer deixar para arrumar mais tarde? Com a cozinha fechada você não precisa se preocupar em limpar e guardar tudo na hora. Tudo bem ir aproveitar o jantar e seus convidados ou descansar um pouco antes de reorganizar os utensílios.

Perspectiva cozinha fechada do apartamento de 172m²  Figueira Cambuí
Perspectiva cozinha fechada do apartamento Sky Window de 172m² – Figueira Cambuí

Mais cuidado na disposição dos armários

Ao optar pela cozinha fechada também é importante se atentar a quantidade e disposição dos armários. Em apartamentos mais compactos, pode comprometer a área de circulação e ter a sensação de cômodo apertado. O ideal é estudar bem a distribuição dos móveis antes de instalar.

Aproveitamento de espaço e iluminação

Mais divisórias entre os ambientes pode fazer com que alguns espaços não sejam aproveitados com seu máximo potencial. Com relação a luminosidade, ela também pode ser afetada se não houver uma janela grande ou uma boa aplicação da iluminação artificial.

No entanto, com o apoio de um arquiteto ou designer de interiores, isso pode ser driblado. Veja o ótimo exemplo dessa cozinha fechada, que com suas janelas amplas e cores claras, dão mais amplitude e conforto ao ambiente.

Iluminação natural e cores claras favorecem cozinha fechada.
Luz natural e cores claras favorecem cozinha fechada. Projeto: ACF Arquitetura / Foto: Mariana Orsi

Isolamento do restante do apartamento

Por fim, para quem não gosta de ficar sozinho enquanto cozinha, a cozinha fechada pode ser menos agradável, com exceção de quando há espaço para colocar uma ilha, bancada ou mesa para reunir os familiares e convidados.

Ou há quem prefira uma cozinha mais reservada, se tornando o espaço perfeito para conversar e trocar segredos entre os amigos mais íntimos.

O que é melhor: cozinha aberta ou fechada?

Os dois conceitos de cozinha apresentam suas peculiaridades que afetam a rotina de qualquer morador. Ao optar por uma delas, é recomendável analisar qual o seu estilo de vida, além de avaliar o espaço do seu imóvel.

Em algumas reformas, nem sempre é possível abrir toda a cozinha. Consultar um engenheiro ou arquiteto é importante se este for o seu caso.

Mas algumas construtoras oferecem aos clientes a possibilidade de alterações de layout dos apartamentos ainda na planta. É o caso da CRB Construtora com seus empreendimentos de alto padrão, entre eles, o Áureo Portal da Colina e o Figueira Cambuí.

Conheça os empreendimentos da CRB Construtora
Veja também:
Pokémon no quarto infantil: se inspire com a decoração
Decoração de apartamentos pequenos
Decoração de apartamentos pequenos: dicas para manter a funcionalidade do espaço