Arquitetura e Decoração

Apartamento Duplex, Cobertura e Penthouse: saiba as diferenças

Apartamento Duplex, Cobertura ou Penthouse: qual a diferença

Apartamento duplex, cobertura e penthouse são alguns dos termos que encontramos na busca por imóveis de alto padrão. Por mais que em alguns detalhes possam ser parecidos, cada um possui sua particularidade, influenciando de maneira significativa na escolher do melhor para você e sua família.

Como é um Apartamento Duplex

Como o nome já sugere, o apartamento duplex possui dois pavimentos, assim como o triplex conta com três andares.

Em alguns empreendimentos CRB Construtora, o elevador social do condomínio dá acesso a todos os pavimentos do apartamento. Isso dá mais comodidade aos moradores, que não precisam contar apenas com as escadas para transitar entre os andares do imóvel.

  • Apartamento Duplex Áureo Portal da Colina
  • Apartamento Duplex Áureo Portal da Colina

É comum o pensamento de que esse tipo de apartamento fique na cobertura. Porém, pode estar em qualquer andar de um residencial, inclusive no primeiro.

O valor de um duplex é mais elevado, principalmente por ter metragem maior que a de um apartamento comum. Esse espaço a mais muitas vezes é o motivo para a escolha desse imóvel.

Apartamento Duplex do Olga Botanique fica no térreo do empreendimento
Apartamento Duplex do Olga Botanique fica no térreo do empreendimento

Ideal para famílias maiores, o apartamento duplex possibilita uma melhor divisão entre os ambientes. É comum que as áreas sociais e de serviço fiquem separadas das áreas íntimas, em pavimentos diferentes. Dessa maneira, há mais privacidade para todos.

O que é Penthouse

A Penthouse existe, pelo menos, desde o século 20, sendo que a primeira construída em Nova York foi em 1925, de acordo com o site Veranda. Localizado na Quinta Avenida, a mais famosa da cidade, se tornou uma verdadeira representação da vida de luxo.

Esse tipo de apartamento tem como principal característica estar acima da última laje do prédio. É um imóvel extremamente exclusivo, pois não há mais de um por torre.

Além de não ter vizinhos no mesmo andar, há outros diferenciais que fazem a penthouse ser tão desejada: lazer privativo completo, vista panorâmica da cidade, amplitude e pé-direito alto ou duplo.

Apartamento duplex, cobertura ou penthouse? A Penthouse D.O.C Campolim encanta com seu Luxury Terrace
Penthouse D.O.C Campolim encanta com seu Luxury Terrace

Outro fato interessante é que uma penthouse pode ter detalhes arquitetônicos diferentes do restante da fachada do residencial. Isso garante mais originalidade ao projeto e para a vida de quem escolher morar ali.

  • Penthouse DOC Campolim

Um exemplo é a penthouse do empreendimento D.O.C Campolim, que está em obras em um dos bairros mais nobres de Sorocaba. Com vista única da cidade, o apartamento esbanja requinte em cada detalhe dos seus 235m².

Cobertura e suas características

O principal aspecto de um apartamento na cobertura é o fato de estar no último pavimento da torre residencial. Pode ou não ter lazer privativo. No entanto, no setor imobiliário de alto padrão, é comum ter diferenciais como piscina privativa, varanda gourmet e hidro spa.

  • Apartamento cobertura duplex Figueira Cambuí

Esse apartamento pode ser linear, com um único pavimento com área de lazer, social e íntima, ou então ser uma cobertura duplex ou triplex.

Morar na cobertura traz algumas vantagens, tais como: vista privilegiada da localização, mais privacidade e melhor luz e ventilação natural. Em contrapartida, o valor do imóvel é maior, mas o conforto e exclusividade são incomparáveis, além de ter um bom potencial de valorização quando está em região nobre.

Qual é melhor: cobertura, duplex ou penthouse?

Tanto o apartamento duplex, quanto a cobertura e a penthouse são ótimos investimentos, seja para vender, alugar ou morar.

Se você deseja morar no último andar do empreendimento e quer exclusividade, a cobertura é uma opção. Quando se busca pelo mais alto luxo, amplitude e uma vista panorâmica do bairro, considere investir em uma penthouse.

Já para quem prefere um apartamento com ambientes bem divididos, o duplex em qualquer pavimento é uma opção muito interessante. Levando esses pontos em consideração e o seu estilo de vida, escolher o imóvel certo ficará mais fácil. 😉

Veja também:
Pisos para apartamento: como escolher o modelo mais adequado para o seu uso
Tipos de luminárias para ambientes de apartamento
Inspire-se: 8 tipos de luminárias para ter no apartamento