Arquitetura e Decoração

Quer montar uma adega no apartamento? Confira dicas e ideias

Como montar uma adega no apartamento

Talvez você goste muito de apreciar bons vinhos e pretende iniciar uma coleção. Ou apenas quer ter alguns poucos rótulos prontamente disponíveis para acompanhar um jantar ou uma conversa. Seja qual for o caso, ter uma adega no apartamento é mais do que prático e, muitas vezes, vira o grande destaque do imóvel.

Mas, onde colocar a adega no apartamento? Qual é a melhor? Como montar uma? Essas perguntas serão esclarecidas ao longo deste artigo repleto de imagens com ideias práticas a luxuosas, para espaços de todos os tamanhos.

Conheça os 3 principais tipos de adegas

Antes de escolher uma adega e verificar as possibilidades de onde colocá-la no apartamento, é importante iniciarmos essa conversa falando brevemente sobre as principais opções disponíveis atualmente.

Adega climatizada termoelétrica

Se quer contar com a eletricidade para manter uma adega, as climatizadas são a solução para preservar o vinho com umidade e temperatura adequadas.

No caso da adega termoelétrica, ela possui uma placa de cerâmica em seu interior que faz uma troca de calor com o ambiente externo. Ou seja, ela retira o ar quente e coloca para fora, mantendo a temperatura mais baixa.

É uma opção prática e compacta, principalmente para quem mora em cidades com temperaturas elevadas. Outro ponto positivo é o fato de usar menos energia do que a adega climatizada com compressor, que falaremos a seguir.

Adega climatizada com compressor

Por fora, semelhante com a termoelétrica, mas totalmente diferente por dentro. Isso porque a adega com compressor é um modelo mais moderno, que não faz apenas a troca de ar. Seu sistema trabalha para efetivamente resfriar seu interior. Podemos dizer que é parecida com uma geladeira, mas ideal para vinhos.

No entanto, por ter compressor, pode ser um pouco barulhenta, mas há marcas que produzem esse tipo de adega com sistema antivibração para deixá-la mais silenciosa.

As adegas climatizadas possuem diversos tamanhos e designs, seja para 8 garrafas ou até mais de 200. Sendo assim, podem ser instaladas em variados ambientes como varandas, salas de estar, jantar ou cozinhas.

Adega passiva

Ao contrário das climatizadas, a adega passiva não possui nenhuma tecnologia para resfriar o ambiente e manter as bebidas protegidas.

O modelo mais conhecido é a cave francesa, remetendo a uma caverna. Por isso, em residências é comum essa adega ser feita no porão. Em apartamentos, pode ser feita em um cômodo, protegida dos raios solares e com boa temperatura.

Se pretende ter uma numerosa coleção de rótulos e há espaço o suficiente para esse tipo de adega no apartamento, com certeza é uma opção interessante, mas que exige grande planejamento e adaptações.

Ideias inspiradoras de adegas no apartamento

Selecionamos projetos de diversos tamanhos e estilos para você se inspirar e começar a planejar sua adega no apartamento.

Adegas personalizadas

As adegas adaptadas e personalizadas para apartamentos são luxuosas e se tornam destaque em qualquer situação. Se você tem um cômodo ideal para uma adega passiva, pode fazer da maneira mais tradicional. Mas que tal aproveitar um cantinho sobrando do imóvel ou até fazê-la encaixada na parede?

Adega no apartamento: o duplex do Áureo Portal da Colina traz como sugestão uma adega toda de vidro.
O Duplex 256m² do Áureo Portal da Colina traz como sugestão uma elegante adega toda de vidro no living
Neste projeto do FCStudio, a adega delimita o espaço entre a sala de almoço e jantar.
Neste projeto do FCStudio, a adega delimita o espaço entre a sala de almoço e jantar. Foto: Pedro Kok
Adega no apartamento: opção inusitada e elegante coloca a adega de vinhos encaixada na parede
Inusitada e elegante. A adega de madeira e portas de vidro é encaixada na parede. Foto: Pinterest

Adega climatizada embutida nos móveis

Uma marcenaria bem feita e planejada já traz um toque de sofisticação por si só. E o ambiente onde o móvel será instalado pode ficar ainda mais charmoso se tiver espaço para uma adega.

É o caso dessa área de apenas 4m² integrada ao living. As duas adegas climatizadas, com capacidade para até 90 rótulos cada, ficam embutidas em uma marcenaria que também comporta taças, abridores e outros acessórios em suas portas e gavetas.

Adega climatizada embutida em marcenaria feita sob medida.
Marcenaria feita sob medida pelo Studio AG Arquitetura. Foto: Ricardo Bassetti

Em outro exemplo, a adega faz parte da marcenaria feita de ripas de freijó, colocada na varanda gourmet incorporada com a sala de jantar, home theater e todas as demais áreas sociais.

Marcenaria feita com ripas de freijó tem espaço dedicado para adega climatizada.
O móvel possui painéis removíveis, escondendo utensílios que não estão em uso. Foto: Adriana Barbosa

Um espaço dedicado às bebidas

Para quem recebe amigos e familiares com frequência, ter um ambiente para guardar diferentes bebidas deixa tudo mais organizado, além da decoração ficar com um ar convidativo para brindes.

Neste apartamento de 250m² a área social é totalmente integrada e conta com um ambiente exclusivo para bebidas, taças e adega climatizada. O projeto ainda ganha mais charme com o jogo de iluminação.

Adega no apartamento: opção prática une adega climatizada, suporte para vinhos e taças.
Projeto de Dantas & Passos Arquitetura. Foto: Maura Melo

Outra solução é a junção da cristaleira com a adega no apartamento. É um espaço perfeito que proporciona uma conexão funcional e elegante que se adéqua aos mais diferentes estilos e tamanhos.

Cristaleira feita sob medida comporta adega no apartamento.
Móvel feito sob medida acomoda a adega com capacidade de até 24 garrafas. Foto: Kadu Lopes

A adega como parte da decoração

Uma proposta prática e que permite várias possibilidades. Que tal incorporar prateleiras ou diferentes formatos de suporte na decoração para dispor as garrafas de vinho?

É o que sugerimos na perspectiva dos duplex de 286m² e 288m² do Figueira Cambuí. A aplicação de prateleiras para guardar os vinhos colabora na composição de um living sofisticado e aconchegante.

Adega no apartamento duplex do Figueira Cambuí.
Vinhos, livros e boas conversas fazem parte da atmosfera no living dos Duplex do Figueira Cambuí

Espaços compactos também podem ter um cantinho dedicado para os vinhos. No apartamento studio de 37m² do Notting Hill, a ideia é colocar um nicho junto à bancada, com suportes para colocar as bebidas.

Adega no apartamento studio Notting Hill.
Studio 37m² comprova que uma adega pode ser aplicada com estilo mesmo em apartamentos pequenos

Outro exemplo interessante é a do apartamento de 120m² do Origem Cambuí. Os nichos de madeira dão um tom aconchegante em conjunto com o cinza do restante da decoração, além de os vinhos ficarem mais ainda em evidência.

Adega no apartamento: opção de prateleiras e suportes para vinhos traz praticidade e elegância ao décor.
Perspectiva apartamento 120m² do Origem Cambuí

Orientações para armazenar vinhos

  • Evite trepidação

Coloque seus rótulos em um local com boa estabilidade. Isso protegerá suas garrafas de pequenas rachaduras ou de terem a pressão interna alterada.

  • Atenção a iluminação

A luz solar pode, ao longo do tempo, provocar alterações no sabor da bebida. Se optar por uma adega climatizada ou construir uma em sua casa com porta de vidro, verifique se o material tem proteção contra raios UV ou se o local onde a adega será instalada tem baixa incidência de luz.

  • Cuidado com a umidade

Pelo fato de a rolha ser feita de cortiça, é necessário tomar cuidado com a umidade: se alta demais, pode causar fungos. Se for abaixo do ideal, a rolha pode rachar, provocando a entrada de oxigênio no interior da garrafa e oxidando o vinho. Uma boa dica: armazene os vinhos na horizontal, de forma que o líquido entre em contato com a rolha, mantendo-a sempre umedecida.

  • Preste atenção na temperatura

Oscilação de temperatura ou muito calor pode fazer seu vinho envelhecer mais rápido, mas não da maneira correta. Por isso o ideal é manter os rótulos em ambientes com temperaturas adequadas, principalmente para quem pretende iniciar uma coleção dessa bebida delicada.

Veja também:
Decoração: indo além de ambientes bonitos
Pokémon no quarto infantil: se inspire com a decoração